Avaré tem o único curso de Ciências Biológicas da Rede com nota máxima

Dados comparativos entre os cursos da área aparecem na Plataforma Nilo Peçanha 2020

• Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 10h56

O curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Câmpus Avaré é o único da Rede Federal que recebeu nota máxima na última avaliação dos cursos da área feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados estão disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha (PNP) 2020, publicada em 17 de junho.

Neste ano, pela primeira vez, a Plataforma incluiu uma aba de avaliação dos cursos superiores com o Conceito Preliminar dos Cursos (CPC). O CPC é um indicador de qualidade do Inep que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo é feito com base na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), no valor  agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de  oferta — corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos do curso.

A nota 5 conquistada pelo Câmpus Avaré não é novidade, já que a última avaliação dos cursos de Ciências Biológicas aconteceu em 2017, e teve os resultados divulgados em 2018. A novidade é que, com a inclusão dos dados na Nilo Peçanha, foi possível verificar que entre os 53 cursos de licenciatura e bacharelado da área de Ciências Biológicas da Rede Federal avaliados,  o curso ofertado no Câmpus Avaré foi o único com nota 5. A próxima avaliação dos cursos da área de biologia deve acontecer em 2021.

Para a coordenadora do curso, Tarsila Frezza, a avaliação, que culminou com a pontuação, é importante não somente do ponto de vista classificatório, mas como toda e qualquer avaliação, ela é um termômetro que aponta potencialidades e fragilidades e que orienta desde a reformulação dos PPCs até o dia a dia da prática docente.

Na aba CPC, a plataforma divulgou dados das avaliações que ocorreram entre 2016 e 2018. Os cursos de Administração do Câmpus Jacareí e de licenciatura em Química do Câmpus Sertãozinho também aparecem com nota 5.

A Plataforma — A PNP é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal, e tem como objetivo reunir os dados sobre corpo docente, técnico, discente e de dados financeiros das unidades que compõem essa rede, para fins de cálculos dos indicadores de gestão monitorados pela Setec. Os dados são públicos e acessíveis à sociedade.