Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Enade 2021: PRE tira dúvidas em webinar dia 23, às 14h30

Live destacará estratégias para os câmpus ajudarem estudantes com cronograma do exame; acompanhe

  • Publicado: Sexta, 16 de Julho de 2021, 13h47
  • Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 18h13
  • Acessos: 10011

A Pró-reitoria de Ensino (PRE) realiza, dia 23 de agosto, às 14h30, a segunda webinar para sanar dúvidas da comunidade do IFSP sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Desta vez, a atividade é voltada para os coordenadores de cursos e diretores Adjuntos Educacionais (DAEs) dos câmpus cujos cursos participarão dessa edição do exame (saiba mais abaixo). Na ocasião, Claudia Fonseca Rosès, diretora Adjunta de Avaliação Externa (DAEX), falará sobre as estratégias a serem tomadas pelos câmpus para auxiliarem os estudantes no cumprimento das ações do cronograma do Enade. 

 

Neste ano, as áreas de conhecimento e os eixos tecnológicos do Enade referem-se ao ano II do ciclo avaliativo, não avaliados em 2020 em função da pandemia.

Participarão da avaliação os seguintes cursos: 1) Licenciaturas: Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - Inglês; Letras - Português; Letras - Português e Espanhol; Letras - Português e Inglês; Matemática; Música; Pedagogia; e Química 2) Bacharelados: Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Design; Educação Física; Filosofia; Geografia; História;  Química; e Sistemas de Informação 3) Tecnologias: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão da Tecnologia da Informação; e Redes de Computadores. 

A participação é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados dos cursos mencionados. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar. Quem que não realizar a prova ou preencher o Questionário do Estudante fica impedido de colar grau.  

Os coordenadores dos cursos avaliados deverão inscrever os estudantes ingressantes e concluintes entre os dias 19 de julho e 29 de agosto no Sistema Enade. Os alunos inscritos pelos coordenadores deverão preencher o cadastro no período de 19 de julho a 13 de novembro, também pelo Sistema Enade.   

O exame será realizado no dia 14 de novembro e é composto por uma prova com 40 perguntas, sendo 10 questões de ‘Formação Geral’, com temas comuns a todos os cursos, e 30 questões de ‘Componente Específico’, com perguntas próprias de cada área. Os estudantes terão quatro horas para realizar a prova.  

Webinários

A primeira webinar acerca do Enade 2021 foi realizada pela Pró-reitoria de Ensino no dia 19 de julho, às 15h. A atividade teve por objetivo tirar dúvidas mais gerais sobre o exame e foi transmitida pelo Canal do IFSP no YouTube. Assista aqui.

A segunda webinar, a ser realizada no dia 23, é voltada aos coordenadores de cursos e diretores Adjuntos Educacionais (DAEs) dos câmpus cujos cursos participarão dessa edição do exame.

A PRE realizará uma terceira webinar, na segunda quinzena de setembro, para sanar dúvidas específicas de alunos em relação à participação no Enade 2021. A ação será divulgada em momento oportuno.

Exame 

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. 

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.  

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. 

Saiba mais aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página