AFROIF realiza live nesta segunda-feira às 17h30
Além de encerrar a ação formativa, serão indicadas as próximas ações do projeto
Nesta segunda-feira, 13, às 17h30, será realizado o encerramento do Espaço AFROIF, uma formação organizada no IFSP acerca da história e cultura afro. Na oportunidade, também serão indicadas as continuidades da ação.
A formação foi realizada entre os dias 29 de setembro e 10 de dezembro envolvendo mais de 100 profissionais da educação em sete encontros, os quais abordaram: espaço de troca e escuta, vinculação do grupo à proposta, acolhimento; Filosofia Ubuntu, espaços colaborativos, coletivos, Cultura Maker; exemplos de práticas pedagógicas desenvolvidas internamente, compartilhamento/trocas; exemplos de práticas pedagógicas desenvolvidas em outras instituições de ensino por área; Interconexão de saberes inter e multidisciplinaridade; desenvolvimento de propostas para estudantes e posterior diálogo dos resultados; Mestres de Culturas Tradicionais e conhecimentos ancestrais (indígenas, africanas e afro-brasileiras).
Na live, também serão compartilhadas as potencialidades formativas vislumbradas no processo e indicadas as continuidades da ação, ou seja, a Etapa 3, que consiste na execução do programa Ubuntu Maker, espaço de construção de tecnologia para ensino de história e cultura africana e afro-brasileira que será capitaneado pelos Câmpus Hortolândia, Sertãozinho e São Miguel Paulista.
As ações são parte do Projeto “AFROIF: Currículo Pensamento Decolonial e Formação Docente”. Elaborado por um grupo de servidores do IFSP, é um dos 15 projetos, entre 605 submetidos em todo o Brasil, aprovados pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), iniciativa do Itaú Social em parceria com o Instituto Unibanco, com a Fundação Tide Setubal e com a Unicef.
As ações visam ainda ao atendimento das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir a obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, respectivamente, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.
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