Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Professor visitante: editais de homologação e retificação do resultado final

O resultado está publicado no Diário Oficial da União

  • Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 15h49
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 15h51
  • Acessos: 21791

Publicados nesta sexta-feira (3) os dois editais referentes a homologação do resultado final e a retificação da homologação do resultado final.

- Edital nº 299 - Homologação do Resultado Final
- Edital nº 300 - Retificação da Homologação do Resultado Final


O IFSP torna públicas as retificações, publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27), do Resultado  Preliminar (Fase III) do Resultado Final e da Homologação do Resultado Final do processo seletivo simplificado para professor visitante.


O IFSP publicou nesta quarta-feira, 11 de maio, o resultado final com a classificação para todas as vagas ofertadas por meio do Edital nº 1/2022, que trata da contratação de professores visitantes para os Câmpus São Paulo e Sertãozinho. Na quinta-feira, 12 de maio,  foi publicada a homologação do resultado final do processo seletivo simplificado para professor visitante. Confira a publicação do Diário Oficial da União


O IFSP publicou nesta quinta-feira, 5 de maio, o Resultado Preliminar da Fase III - Vaga nº 3 / Ensino de Matemática (vaga remanescente).


O IFSP publica nesta terça-feira (3), os seguintes comunicados:

Comunicado 5 - Retificação do Resultado Preliminar da Fase II - Vaga nº 3 / Ensino de Matemática (vaga remanescente)

Comunicado 6 - Resultado dos Recursos da Fase II - Vaga nº 3 / Ensino de Matemática (vaga remanescente)


O IFSP publicou na segunda-feira (2/5), o resultado preliminar da Fase III.
O candidato poderá interpor recurso dentro do período previsto no cronograma.

Resultado Preliminar da Fase III 


O IFSP publicou na sexta-feira (29/4), os seguintes resultados:

Resultado Final da Fase II - Vaga nº 3 /  Ensino de Matemática (vaga remanescente);

O IFSP divulgou, no dia 26 de abril, o resultado preliminar da Fase II - Vaga nº 3 / Ensino de Matemática (vaga remanescente)


O IFSP publicou na quarta-feira (20/4):

- Comunicado com a agenda das entrevistas e as orientações necessárias à participação dos candidatos: Comunicado n° 03/2022 - Agenda de entrevistas

- Resultado final das inscrições homologadas para vaga nº 3 – Ensino de Matemática (Vaga Remanescente)


O IFSP publicou na segunda-feira (18/4), os seguintes resultados:

Resultado Final da Fase II do Edital 001/2022 – Professor Visitante;

Resultado dos Recursos Interpostos ao Resultado da Fase II (Comunicado nº 002/2022);

Resultado Preliminar das Inscrições Homologadas Vaga nº 3 - Ensino de Matemática (Vaga Remanescente);


O IFSP divulga hoje (13/4) o resultado preliminar da fase II do Edital nº 1/2022, que trata da contratação de professores visitantes para os Câmpus São Paulo e Sertãozinho. Também divulga o comunicado nº 01/2022, referente à vaga remanescente  (vaga nº 3 - Ensino de Matemática).

No dia 29 de março foi publicado o Resultado dos recursos do processo seletivo e o Resultado final das inscrições homologadas  para o Edital nº 1/2022

Na edição do dia 24 de março foi publicado no Diário Oficial da União o resultado preliminar das inscrições homologadas. Os candidatos que tiveram suas inscrições não homologadas puderam interpor recurso no dia 25 de março, conforme o cronograma.

São oferecidas, no total, quatro vagas para os programas de pós-graduação stricto sensu  do IFSP nas seguintes áreas: Engenharia Mecânica (Câmpus São Paulo), Ensino de Ciências e Matemática (Câmpus São Paulo), Ensino de Matemática (Câmpus São Paulo) e Ensino Profissional e Tecnológico (Câmpus Sertãozinho).  Ressaltamos que para a vaga reservada a PCD (pessoa com deficiência), podem se inscrever quaisquer candidatos, de acordo com os requisitos do Edital. Não havendo candidatos PCD, esta vaga obedecerá ao critério da ampla concorrência, permitindo a participação dos demais interessados. 

Todas as informações deste edital poderão ser acessadas aqui.


 Conforme o inciso I do § 5º da Lei 8745/93, a contratação de professor visitante tem, como um de seus objetivos, apoiar a execução dos programas de pós-graduação stricto sensu. Alinhada com este objetivo e com o PDI do IFSP, a contratação tem por objetivo fortalecer os quatro programas stricto sensu do IFSP, visando atrair professores que possam contribuir com as pesquisas dos programas. 

É requisito que o candidato tenha título de doutor, atendendo aos requisitos específicos de cada uma das vagas disponíveis no edital. O prazo da contratação é de um ano, prorrogável por mais um ano. 

Adalton Ozaki, pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP, esclarece que “esta é uma ação que já estava sendo pensada pela gestão anterior. O chefe de Gabiente, Rafael Alves, teve um papel importante para aperfeiçoar e publicar o regulamento. É importante destacar que o recurso utilizado não impacta o orçamento de custeio, e não poderia ser utilizado para outras finalidades. Assim sendo, esta ação só traz benefícios para fortalecer a pesquisa nos programas stricto sensu existentes no IFSP”.

O edital é divulgado por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, com apoio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e da Chefia de Gabinete. 



registrado em:
Fim do conteúdo da página