Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Inova lança Programa de Aceleração de Laboratórios do IFSP

Programa visa dar mais dinamismo para a formalização de parcerias, aumentando a captação de recursos para PD&I e prestação de serviços

  • Publicado: Quinta, 12 de Mai de 2022, 18h46
  • Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 14h43
  • Acessos: 9031

A Agência de Inovação (Inova) lançou nesta quarta-feira (11) o Programa de Aceleração de Laboratórios do IFSP, em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRP). Entre as atividades previstas no programa, estão palestras com parceiros que são referência neste tipo de prática na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), capacitação e mentoria para auxiliar na estruturação de documentos norteadores, além de um evento para prospecção dos serviços prestados.

Conforme explica a coordenadora do programa pela Inova, Paula Martins, “cada laboratório tem seu histórico de ações, que será considerado para a construção de um plano de trabalho direcionado para a estruturação das atividades conforme a legislação atual, e em uma evolução que seja adequada a iniciar a prestação de serviço com atividades já realizadas nas unidades”.

Ao final do piloto, aponta Paula, espera-se trazer mais dinamismo para os fluxos de formalização de parcerias, com aumento da captação de recursos para desenvolvimento das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e prestação de serviços, e, consequentemente, da autonomia dos laboratórios. Além disso, o programa pretende estreitar o relacionamento do IFSP com os diversos entes do setor produtivo e da sociedade, com o desenvolvimento de soluções tecnológicas e serviços com expressivo impacto para desenvolvimento socioeconômico.

O diretor de Pesquisa da PRP, Thiago Donadon, aponta que “é incrível ver o potencial desses pesquisadores e a capacidade que o programa tem em fomentar e estruturar a atuação em rede em prol de atender as demandas de PD&I da sociedade”.

O lançamento ocorreu no Câmpus Capivari e contou com a participação de pesquisadores representantes de cinco câmpus do Instituto — Avaré, Capivari, São Roque, Sertãozinho e Suzano —, que têm histórico de relacionamento com o setor produtivo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página