Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Inova divulga resultado do edital para apoio de registro de Indicação Geográfica

  • Publicado: Terça, 09 de Outubro de 2018, 11h45
  • Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 11h48
  • Acessos: 7156

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia, Inova, do IFSP, divulga o resultado final do Edital nº 663/2018, de apoio para elaboração do pedido de registro de Indicação Geográfica em conjunto com o arranjo produtivo local.

Inicialmente, o edital previa contemplar as quatro propostas mais bem classificadas. Porém, devido à importância da iniciativa, todas as 14 propostas submetidas serão contempladas para a Etapa I do Edital nº 663/2018.

Resultado final (Tipo PDF; tamanho 279KB)

Indicação Geográfica

A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem.

O Estado de São Paulo possui poucas IGs registradas no INPI, abrindo oportunidade para o IFSP apoiar o Arranjo Produtivo Local. A concessão da IG pode contribuir com a comunidade e com o IFSP de diversas maneiras:

a) O produto que recebe uma IG passa a ter o reconhecimento de suas características distintivas, que permite aumentar a demanda, contribuindo assim para a renda dos produtores locais;

b) O aumento da demanda contribui para aumento da geração de empregos na região;

c) O IFSP passa a compreender melhor a história e as características dos produtores locais, podendo dessa forma preparar melhor os estudantes para o mundo do trabalho;

d) Com base nessa compreensão, o IFSP pode identificar oportunidades para projetos cooperados de pesquisa, inovação ou prestação de serviços, cumprindo os objetivos e características previstas na sua lei de criação.

Leia também:

Inova divulga chamada pública de apoio para registro de Indicação Geográfica

Indicações Geográficas: treinamento para submissão ao Edital 663/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página