Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

IFSP realiza curso de redação científica

  • Publicado: Quinta, 16 de Mai de 2019, 16h56
  • Acessos: 7987

Foi encerrado nesta quinta-feira, 16 de maio, o curso “A Arte da Redação Científica”, organizado pela pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP. O curso teve duração de 3 dias e foi ministrado pelo professor Gilson Volpato, especialista em comunicação científica, com mais de 30 anos de experiência nas áreas de Metodologia, Redação e Publicação Científica, além de vários livros sobre o tema.

O curso teve como público-alvo docentes e técnicos administrativos do IFSP, além de alunos dos mestrados, pós-graduação lato sensu e bolsistas de iniciação científica da Instituição. No dia 14 e metade do dia 15, os cursistas viram a parte teórica sobre a estrutura e a lógica do texto científico. No tempo restante eles aplicaram a teoria em textos que já estavam escrevendo, como artigos para revistas científicas.

A programadora visual do Câmpus Bragança Paulista, Karin Kagi, participou do curso e contou que a atividade foi muito produtiva. “Eu fiz mestrado em ensino de ciências e matemática, com foco na produção de material didático. Terminei em 2015 e agora estou voltando a publicar e pretendo entrar no doutorado. O curso me esclareceu dúvidas desde a construção do texto até o melhor caminho para a publicação, foi muito bom”, contou.

Altair Oliveira Filho é professor de Geografia do Câmpus São Miguel Paulista e disse que buscou fazer o curso tanto porque quer publicar os resultados da sua tese de doutorado, quanto para melhorar a sua prática docente. Ele contou que sua intenção é ampliar seus conhecimentos de metodologia científica e partilhar esse conhecimento com os alunos na disciplina de Projetos Integradores.

O professor Gilson Volpato afirmou que em todos os lugares onde ele ministra cursos de redação científica a maior dificuldade dos alunos é estruturar os artigos, fazer a conexão entre cada parte. Segundo ele, não há um segredo para uma boa escrita de textos científicos. “O que eu aconselho a todos é que eles têm que pensar como cientista que está contando uma uma história, fazendo uma argumentação para outro cientista”, disse.

registrado em:
Fim do conteúdo da página