Projeto do IFSP é selecionado para apresentação no ConectaIF 2019

• Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 17h08
  • Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 17h10

Um projeto desenvolvido por professores do Instituto Federal de São Paulo foi escolhido para compor o “Caderno de Relatos de Experiências Integradoras Exitosas”, que compõe a programação do ConectaIF 2019, evento que acontecerá de 26 a 30 de agosto, em Brasília. No total, 78 projetos foram apresentados por Institutos Federais de todo o Brasil e apenas dez foram selecionados, entre eles o Cesta de Projetos, uma iniciativa pedagógica interdisciplinar desenvolvida em 2018, no Câmpus Salto do IFSP.

O projeto foi orientado por seis professores e teve a participação de 120 alunos, do 1º ao 3º ano do Curso Técnico Integrado em Informática. Os estudantes eram divididos em 18 times e as atividades aconteciam todas as sextas-feiras. Os professores Ricardo Dematte, Fábio de Paula Santos, Felipe Antonio Moura Miranda, Vitor Chaves de Oliveira e Ricardo Zani, reuniam as equipes que tinham a tarefa de desenvolver websites voltados para vestibulandos, conectando Artes às questões de vestibulares.

Equipe do Cesta de Projetos

De acordo com o professor Ricardo Dematte, o projeto utilizou uma metodologia que os orientadores aprenderam em um programa de Intercâmbio na Finlândia. “Foram formadas equipes mesclando alunos de todas as turmas, pois um dos objetivos foi utilizar conceitos da Aprendizagem Baseado em Times (Team Based Learning) onde um colega era instruído a colaborar seu conhecimento com o outro e vice versa. Esta foi uma das dinâmicas que aprendemos na Finlândia e procuramos utilizar em sala de aula desde 2015”, contou.

O projeto utilizou as tecnologias mais recentes do mercado de informática, como: metodologia ágil (Scrum), desenvolvimento Web, computação em nuvem com AWS e várias dinâmicas empresariais para mostrar a conexão das disciplinas técnicas com as propedêuticas, em especial, a disciplina de Artes. Segundo o professor Ricardo Dematte, a metodologia inovadora do Cesta de Projetos fez com que ele e o professor Fábio de Paula Santos fossem convidados a fazer parte do Comitê de Inovação Pedagógica do IFSP. Os dois também fazem parte do BraFF (Brasileiros Formando Formadores), um projeto da Setec/MEC para divulgação de práticas pedagógicas inovadoras de professores que participaram de programas na Finlândia, Canadá e Reino Unido.

Além dos docentes do IFSP, o projeto também contou com a participação do professor Gustavo Prado Oliveira do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Câmpus Uberlândia Centro, que realizou o papel de observador externo, durante as reuniões do grupo. Na seleção de relatos de Experiências Integradoras Exitosas para o ConectaIF, o Cesta de Projetos foi o segundo colocado na linha temática Integração entre componentes curriculares na perspectiva de uma educação profissional articulada com o mundo do trabalho. Clique aqui e acesse as propostas analisadas e selecionadas.