Alunos do Câmpus Catanduva criam tabela periódica humana

Mais de 140 pessoas, entre estudantes e servidores da instituição, se mobilizaram para desenvolver o projeto, que foi executado no dia 18 de junho.

• Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 17h31
  • Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 17h31

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos. Como forma de participar das comemorações, os estudantes do primeiro ano do curso técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do Câmpus Catanduva desenvolveram o projeto “Tabela Periódica Humana”.

Mais de 140 pessoas, entre alunos do ensino médio e do curso de Licenciatura em Química, professores e outros servidores da instituição, se mobilizaram para desenvolver o projeto, que foi executado no dia 18 de junho, dia do químico. De acordo com Ricardo Castro, professor de química do Câmpus Catanduva, o projeto permitiu que os alunos interagissem entre diferentes turmas dos diferentes cursos, além de exercitar a capacidade de organização e atuar de maneira efetiva como protagonista do seu processo de aprendizagem.

Ainda segundo Ricardo, a tabela periódica é uma das maiores invenções da humanidade, pois reúne todos os elementos químicos conhecidos atualmente de maneira organizada. Por meio dela, é possível obter diferentes informações visando a compreensão dos fenômenos da natureza que ocorrem ao nosso redor. O professor afirma que o projeto, além de informar e divulgar sobre a tabela periódica, possibilitou aos alunos trabalhar sua capacidade de interação a partir de diferentes fontes e formas de conhecimento.

Presente em todas as escolas, laboratórios e centros de pesquisa científica do mundo, a tabela periódica é uma ferramenta de uso cotidiano que ajuda a sistematizar e a organizar o conhecimento científico. A tabela atual apresenta 118 elementos químicos e é baseada em elementos organizados em ordem crescente de números atômicos.

As iniciativas mundiais em comemoração ao ano internacional da tabela periódica, cujo slogan é “Uma Linguagem Comum para a Ciência”, podem ser acompanhadas pelo site www.iypt2019.org .