Você está aqui: Página inicial > Scientific and Technological Meetings - anote, inscreva-se e participe > Últimas notícias > #LiveDeQuinta compartilha conhecimentos em jogos digitais

#LiveDeQuinta compartilha conhecimentos em jogos digitais

Todas as quintas, às 15h, o Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Games do Câmpus Guarulhos (IFGAMES) promove lives para quem quer desenvolver jogos digitais

• Publicado: Segunda, 13 de Abril de 2020, 21h19
  • Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 12h35

Interessados em aprender um pouco mais de programação de games agora podem acompanhar as #LiveDeQuinta. O professor Thiago Schumacher Barcelos, do Câmpus Guarulhos, é o responsável pelo Canal IFGames, no YouTube. Nas lives ele compartilha seu conhecimento na construção de jogos digitais com Scratch, um software para desenvolver histórias interativas, jogos e animações.

“A live surgiu, inicialmente, como uma alternativa para manutenção do vínculo com os alunos da disciplina de Lógica de Programação do nosso Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio do Câmpus Guarulhos”, conta Barcelos. Nas apresentações serão mostrados pequenos projetos de programação para engajar os alunos do curso e demais interessados a buscar mais conhecimento na área.

O canal também oferece o conteúdo do curso de Extensão em jogos digitais para professores, desenvolvido com o apoio do Edital nº 990/2014, da PRX, e conteúdos de Metodologia de Pesquisa Científica. O docente, que também integra o Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Games do Câmpus Guarulhos (IFGAMES), viu no uso do canal um aliado para divulgar as atividades do grupo e conhecer outros pesquisadores e estudantes interessados na temática.

As #LiveDeQuinta acontecem às quintas-feiras, às 15h, enquanto durar o período de interrupção do calendário acadêmico do IFSP, no canal IFGames no YouTube. Outras transmissões podem ocorrer em horários especiais e serão comunicadas nas mídias oficiais do IFGames. Além das lives com o professor Thiago, estão programadas entrevistas com profissionais do mercado, egressos do IFSP, que discutirão o mercado de trabalho em Informática e Games.

IFGAMES - O Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Games do Câmpus Guarulhos (IFGAMES) é vinculado ao LABCOM3 — Laboratório de Computação Aplicada, grupo de pesquisa CNPq. É um grupo de estudos formado por estudantes e professores com o objetivo de desenvolver atividades de divulgação e desenvolvimento de jogos digitais. Atualmente o grupo é responsável pelo oferecimento de uma oficina de desenvolvimento de jogos digitais a alunos da Educação Básica e pelo desenvolvimento de uma plataforma móvel gamificada para apoio ao ensino. As reuniões do grupo são semanais e abertas a todos os alunos do Câmpus Guarulhos com interesse em aprofundar seus conhecimentos em jogos digitais.