Clipping de julho de 2020 - segunda semana
Como parte das atividades de combate às fake news e promoção das informações de fontes confiáveis, as bibliotecas do IFSP, em conjunto com o Departamento de Políticas Estudantis da Pró-reitoria de Ensino (PRE), reúnem semanalmente informações dos repositórios acadêmicos disponíveis a comunidade do IFSP.
Para acessar as bases de dados que disponibilizam os artigos sugeridos no clipping é necessário estar conectado via CAFe no Portal de Periódicos da CAPES. Para tanto você precisa:
1º) Entrar no Portal de Periódicos da Capes via CAFe;
2º) Selecionar a instituição IFSP;
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Proquest
PRADEEP, Sahu. Closure of universities due to coronavirus disease 2019 (COVID-19): Impact on education and mental health of students and academic staff. Cureus, [S.l.] v. 12, n. 4, 2020. DOI: 10.7759/cureus.7541. Disponível em: https://doi.org/10.7759/cureus.7541. Acesso em: 23 jun. 2020.
[Artigo publicado em 04/04/2020].
Resumo: A nova doença coronavírus 2019 (COVID-19), originada na cidade de Wuhan, na China, espalhou-se rapidamente pelo mundo, enviando bilhões de pessoas para o confinamento. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a epidemia de coronavírus uma pandemia. À luz da crescente preocupação com a atual pandemia COVID-19, um número crescente de universidades em todo o mundo adiou ou cancelou todos os eventos do campus, como workshops, conferências, esportes e outras atividades. As universidades estão tomando medidas intensivas para prevenir e proteger todos os estudantes e membros da equipe da doença altamente infecciosa. Os membros do corpo docente já estão em processo de transição para plataformas de ensino online. Nesta revisão, o autor destacará o impacto potencial do terrível surto de COVID-19 na educação e saúde mental de estudantes e equipe acadêmica.
VLACHAPOULOS, Dimitrios. COVID-19: Threat or opportunity for online education? Higher Learning Research Communications, [S.l.] v. 10, n. 1, 2020. DOI: 10.18870/hlrc.v10i1.1179. Disponível em: https://doi.org/10.18870/hlrc.v10i1.1179. Acesso em: 23 jun. 2020.
[Artigo publicado em 15/04/2020].
O surto da nova doença do coronavírus (COVID-19) começou na região de Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Em fevereiro de 2020, casos de COVID-19 foram detectados em todos os continentes. Os governos estão aconselhando os cidadãos a estarem preparados para um surto em sua comunidade. Hoje, estamos enfrentando bloqueios globais em escolas e universidades, adiamentos ou até cancelamentos de conferências e outros eventos organizados e distanciamento social. Além disso, também vimos a promoção de formas flexíveis de estudar e trabalhar para impedir a rápida disseminação do vírus. Este artigo tem como objetivo refletir onde exatamente está a educação online nesta situação de crise, concentrando-se em quatro pilares importantes: (a) formulação de políticas, (b) acesso a recursos, (c) oportunidades de treinamentos e (d) avaliação e monitoramento contínuos.
SpringerLink
LOPES, Henrique; MCKAY, Veronica. Adult learning and education as a tool to contain pandemics: The COVID-19 experience. International Review of Education, [S.l.] n. 0123456789, p. 1–28, 2020. DOI: 10.1007/s11159-020-09843-0. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s11159-020-09843-0. [Via Portal de Periódicos CAPES]. Acesso em: 24 jun. 2020. [Artigo publicado em 17/06/2020].
Resumo: Partindo da premissa de que a contenção dos casos de COVID envolve, para além das estruturas nacionais de saúde, também a adoção de comportamentos e atitudes individuais apropriadas, o artigo aborda o papel da alfabetização em saúde, especialmente desenvolvida na Aprendizagem e Educação de Adultos, trazendo como exemplo estudos desenvolvidos na África do Sul e em Zâmbia, que demonstraram a eficácia da educação para mitigação de casos de doenças infecciosas e para ampliação do cuidado individual com a saúde.
SAMUELSSON, Ingrid Pramling; WAGNER, Judith; ØDEGAARD, Elin Eriksen. The Coronavirus Pandemic and Lessons Learned in Preschools in Norway, Sweden and the United States: OMEP Policy Forum. International Journal of Early Childhood, [S.l.], p. 1–16, 2020. DOI: 10.1007/s13158-020-00267-3. Disponível em: http://link.springer.com/10.1007/s13158-020-00267-3. [Via Portal de Periódicos CAPES]. Acesso em: 24 jun. 2020. [Artigo publicado em 18/06/2020].
Resumo: Este artigo relata as recentes consequências da pandemia para a educação infantil na Suécia, Noruega e Estados Unidos. Os autores ilustram os efeitos da pandemia nas pré-escolas em seus países, em um cenário de frequentes mudanças nas taxas de infecção e mortalidade, entendimentos epidemiológicos, estratégias governamentais e estratégias de mitigação em relação ao fechamento de pré-escolas. Os professores relatam suas experiências e ações em contextos específicos de educação infantil, nos três contextos nacionais. Esses instantâneos experimentais identificam as prioridades do programa, as reações dos pais e dos filhos e o compromisso e as preocupações dos professores. As conversas revelam semelhanças culturalmente situadas das práticas educacionais da primeira infância, mas também diferenças entre os contextos. Os professores relatam os desafios de suas experiências, mas também beneficiam sua prática e como se envolvem com as crianças e suas famílias. Também são discutidas ideias sobre preparação futura para essas pandemias.
Educational Resources Information Center - ERIC
SÁ, Maria José; SERPA, Sandro The Global Crisis Brought about by SARS-CoV-2 and Its Impacts on Education: An Overview of the Portuguese Panorama. Science Insights Education Frontiers, [S.l.], v.5 n.2, p.525-530. 2020. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED603971.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.
Resumo: O surgimento da COVID-19 causado pelo vírus SARS-CoV-2 no final de 2019 mudou a face do mundo. Profundas consequências estão sendo sentidas em todo o mundo em todos os níveis. Este artigo tem como objetivo fornecer uma imagem do cenário educacional português, especificamente o impacto do COVID 19 nas medidas educacionais e governamentais para mitigá-lo, os obstáculos e os desafios futuros.
MORGAN, Hani. Best Practices for Implementing Remote Learning during a Pandemic. The Clearing House: A Journal of Educational Strategies, Issues and Ideas, [S.l.], v.93, n.3, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00098655.2020.1751480. Acesso em: 26 jun. 2020.
Resumo: Em resposta à disseminação do COVID-19, um novo coronavírus, muitas escolas dos EUA implementaram aprendizado remoto. Essa abordagem da educação pode impedir que os alunos sofram contratempos durante o fechamento da escola. No entanto, algumas escolas não têm recursos suficientes para oferecer oportunidades de aprendizado para os alunos e nem todas as crianças têm acesso à Internet em casa. As escolas que podem implementar o aprendizado on-line de maneira equitativa podem melhorar sua abordagem se seguirem as diretrizes de organizações conceituadas, como a Sociedade Internacional de Tecnologia na Educação.
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