Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editora IFSP
Início do conteúdo da página

Apresentação

A Editora do IFSP (EDIFSP) é um órgão, vinculado ao gabinete do reitor, responsável pelas publicações científico-acadêmicas de interesse institucional. São prioritários os trabalhos acadêmicos produzidos pela comunidade do IFSP e os oriundos de parcerias editoriais com outras instituições da rede pública de ensino. 

Atualmente, o Conselho Editorial da Editora do IFSP é composto pelos seguintes membros: Adriana Fernandes Machado de Oliveira (titular da área de Ciências Biológicas – Câmpus Jundiaí), Cathia Alves (suplente da área de Ciências Biológicas – Câmpus Salto), Jose Francisco Buda (titular da área de Engenharias – Câmpus São Paulo), Ofelia Maria Marcondes (titular da área de Ciências Humanas – Câmpus Itapetininga, Presidenta do Conselho Editorial), Lucas Labigalini Fuini (suplente da área de Ciências Humanas - Campus São João da Boa Vista) , Maristela Sanches Rodrigues (titular da área de Linguística, Letras e Artes – Câmpus Jacareí), Flavio Biasutti Valadares (suplente da área de Linguística, Letras e Artes – Câmpus São Paulo), Vladimir Camelo Pinto (titular da área Ciências Exatas e da Terra - Reitoria) e Natanael Benedito Amaro (suplente dos representantes dos bibliotecários – Câmpus São Paulo).

Em breve, será realizado novo processo eleitoral para recomposição do Conselho Editorial.

Além dos conselheiros eleitos, compõem o Conselho Editorial os representantes das pró-reitorias: Ensino (Cristiane Freire de Sá), Extensão (Dayane Guedes Cunha) e Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Erica Mayumi Shimada).

O Conselho Editoral é um órgão consultivo responsável pela proposição e execução da política editorial da Editora do IFSP. O mandato dos eleitos tem período de dois anos, sendo permitida uma recondução por igual período. 

Políticas Editoriais - EDIFSP 

A política editorial da EDIFSP está de acordo com a Resolução nº 83/2016, que aprova o Regimento da Editora, e comunga de linhas de pesquisa que contemplam as áreas de interesse do Instituto Federal de São Paulo, abrangendo temáticas no âmbito das:

  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Agrárias;
  • Ciências Humanas;
  • Ciências Sociais Aplicadas;
  • Engenharias;
  • Linguística, Letras e Artes;
  • Outras áreas multi ou interdisciplinares.

São consideradas como produtos editoriais sob a abrangência da EDIFSP as produções científicas, técnicas, literárias, artísticas e culturais, bem como os materiais didáticos, produzidos e veiculados em diferentes formatos, conforme avaliação da EDIFSP.

Todas as publicações, segundo a capacidade técnica e financeira da EDIFSP, poderão ser editadas em versão impressa e/ou digital e disponibilizadas por meios logísticos próprios, salvo as que apresentarem algum tipo de impedimento legal.

As linhas editoriais são dimensões autorais específicas para edição, publicação e divulgação da produção organizada, em nível:

  1. a) acadêmico: textos inéditos advindos de pesquisas acadêmicas apresentadas como teses, dissertações e monografias;
  2. b) técnico-científico: obras de divulgação de conhecimentos científicos, técnicos e tecnológicos que não tenham caráter didático-pedagógico;
  3. c) de apoio didático-pedagógico: obras produzidas e publicadas com a finalidade de oferecer o suporte às diversas práticas pedagógicas desenvolvidas nos ambientes de educação formal e informal, nas ações de ensino, pesquisa e extensão;
  4. d) artístico-literário: obras advindas de produções artísticas em suas diversas linguagens.

A EDIFSP pode priorizar a publicação de obras por meio de Séries e/ou Coleções com editais específicos para a recepção de novas propostas, a partir de demandas próprias, em parceria com demais setores da comunidade interna e externa do IFSP.

As Séries e/ou Coleções devem ser entendidas como conjuntos de obras que visam a contribuir de modo específico para a divulgação do conhecimento produzido no âmbito do IFSP e/ou em parcerias externas em ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão.

Em qualquer tempo, a EDIFSP poderá criar um selo ou marca para lançar produtos editoriais específicos de um determinado segmento do conhecimento ou demanda do IFSP.

As propostas de obras avulsas também são aceitas em fluxo contínuo, desde que seja garantida a consistência temática e o atendimento às Normas de Publicação e avaliação pelo Conselho Editorial, a partir de pareceres técnicos do Conselho Científico.

Todas as propostas de publicação recebidas pela EDIFSP, via editais divulgados, serão cadastradas e enviadas para o Conselho Editorial para análise e, uma vez pré-aprovadas, serão encaminhadas a pareceristas, especializados na área de conhecimento da obra em avaliação para deferimento ou indeferimento de aceite para publicação.

A EDIFSP e seu Conselho Editorial são responsáveis por receber, avaliar e aprovar os pedidos de reedição de obras, coautoria e criação de selos e/ou coleções solicitados pela comunidade, considerando os princípios e objetivos da EDIFSP, privilegiando as solicitações feitas por servidores e discentes do IFSP.

Normas para publicação

Edital nº 912/2017 - Normas para publicação de obras e de coletâneas em sistema de fluxo contínuo 

Coordenação: Prof. Flavio Biasutti Valadares.

Contato:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Memória do I Encontro de Editores de Periódicos do IFSP

Portal Revistas Científicas do IFSP

Eleições da Editora IFSP 2017

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página