Consortium e-Planning
A ARINTER tem o prazer de informar que, em 18 de fevereiro de 2021, foi aprovada a proposta de adesão do IFSP ao Consortium e-Planning (ação iniciada pela Universidade de Lisboa-UL e o Massachussets Institute of Technology-MIT), que tem como missão, promover a colaboração entre instituições para apoio à sociedade e aos cidadãos, por via do conhecimento científico, tecnológico e humanista.
O Consortium e-Planning promove atividades no sentido de:
1) Investigar, desenvolver, prototipar, testar e transferir Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), no quadro do Planejamento, em conhecimento de causa das necessidades e impactes sociais, com recurso à transdisciplinaridade (Engenharia, Ciências Exatas e Naturais, Ciências Sociais, Humanidades, etc.). Nomeadamente:
a) desenvolver as TIC ao serviço do interesse público e em função dele;
b) investigar o impacto das TIC e os seus processos de difusão;
c) construir capacidade para o desenvolvimento e uso sustentado das TIC;
d) fomentar a inovação, o empreendedorismo, bem como o capital social.
2) Ligar a Academia à Sociedade, entendida no sentido amplo - administração pública, organismos públicos e privados, sociedade civil e cidadãos individuais, com particular foco em:
a) boas práticas de e-governo, e-governança, mas também de e-ONGs;
b) e-cidades que inovam, são inclusivas e promovem a coesão do território;
c) TIC que promovam as redes sociais capazes de fortalecer tanto as comunidades como o cidadão individual, e as suas instituições.
3) Preencher as lacunas do mercado, sobretudo no que respeita às necessidades sociais e à participação ativa dos cidadãos.
4) Otimizar o retorno de Capital Social, viabilizando o empreendedorismo como uma extensão da cidadania na era das redes sociais digitais, viabilizando autonomia e opções alternativas.
A atividade no Consortium estrutura-se em torno das seguintes tipologias:
1) Inovação curricular e formação avançada.
São exemplos desta tipologia: programas conjuntos doutorais, mestrado, pós-graduações, cursos profissionais, incluindo e-learning.
2) Projetos de investigação.
São exemplos desta tipologia: parcerias para candidaturas conjuntas e/ou execução de projetos.
3) Programas de mobilidade e intercâmbio de pessoas e outros recursos.
São exemplos desta tipologia: intercâmbio de estadias de professores e alunos; organização / patrocínio de eventos e atividades.
4) Apoio à sociedade e projetos operacionais.
São exemplos desta tipologia: projetos de transferência do conhecimento, intervenção social pela inclusão e coesão, livros verdes para aconselhamento de políticas, laboratórios vivos, apoio a comunidades locais no âmbito da agenda e-Planning.
O representante do IFSP junto ao Consortium e-Planning é o Prof. Eberval Oliveira Castro.
Para outras informações, acesse: www.e-planning.org
Redes Sociais