Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP Participa de Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado
Início do conteúdo da página

IFSP Participa de Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado

Entre os dias 19 e 21 de setembro, representantes do IFSP estiveram em Brasília, no Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O evento discutiu os principais desafios apresentados para o Ensino Médio Integrado a partir das recentes transformações na legislação educacional brasileira.

O Seminário proporcionou espaços de aprofundamento teórico-metodológico e de troca de experiências, sobretudo no que se refere à integração curricular. Além disso, o evento buscou propor estratégias de enfrentamento das desigualdades no acesso ao Programa Ensino Médio Integrado (EMI) nas diferentes regiões do Brasil.

Em relação à reforma do ensino médio, houve um claro posicionamento dos participantes pela manutenção da autonomia e identidade dos cursos integrados, bem como na indicação da ampliação da experiência da rede federal para outras redes, buscando viabilizar, para os jovens, o acesso à educação profissional pública e de qualidade.   

Participaram do evento servidores e estudantes dos Institutos Federais de todo o pais. O IFSP foi representado por oito servidores, que puderam contribuir com as discussões em torno dos temas em debate. 

Durante o evento, houve o lançamento do livro Ensino Médio Integrado no Brasil: Fundamentos, Práticas e Desafios, no qual estão dois artigos que tratam de experiências do IFSP. São eles: “Integração curricular organizada por ‘células’ em ‘trilhas formativas’ – uma experiência de criação colaborativa” e “O Ensino médio integrado à educação profissional: avanços e desafios”. O livro será disponibilizado em breve na internet. 

O seminário culminou com a formulação de uma agenda para defender o projeto proposto de ensino médio integrado. A proposta será encaminhada ao Pleno do Conif no intuito de compor uma linha de fortalecimento do ensino integrado. 

Vídeos do evento podem ser acessados aqui. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página