Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP inicia a instalação de 35 usinas para geração de energia solar

IFSP inicia a instalação de 35 usinas para geração de energia solar

Usinas fotovoltaicas produzirão energia para os câmpus

• Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 19h08
  • Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 14h54

O IFSP instalará, até o final do ano, 35 usinas fotovoltaicas com capacidade de geração de 30 KWp cada uma delas. A produção de eletricidade a partir da energia solar, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, sendo uma energia limpa e de fonte renovável, proporcionará grande economia nas despesas com energia dos câmpus da Instituição.

Os primeiros câmpus a iniciarem a instalação foram Araraquara, Barretos, Catanduva e Matão. O Engenheiro eletricista Helvécio Britto de Oliveira, responsável pela instalação das usinas, conta que foi estudante da Rede Federal, tendo realizado o Curso Técnico em Eletrônica no CEFET-MG, e opina que foram seus melhores anos de escola, relato que deu ainda mais significado ao início dos trabalhos de instalação.

Da esquerda para a direita: José Roberto da Silva, assessor da PRA, Juliana Pimenta, diretora do Câmpus Barretos e Helvécio Britto de Oliveira, Engenheiro responsável

De acordo com Silmário Batista, pró-reitor de Administração, o investimento total é de R$ 3,5 milhões. Desse montante, R$ 2,5 milhões são provenientes de Termo de Execução Descentralizado, negociado junto à SETEC, e R$ 1 milhão vem de emendas parlamentares.

Silmário explica que a economia gerada permitirá o retorno do investimento nos equipamentos em três anos e quatro meses, reforçando a importância da ação para a redução de despesas e para a sustentabilidade. Assim como reflete a busca de recursos para o IFSP, como este conseguido junto ao MEC e à bancada paulista.