Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > PRE mantém diálogo com estudantes durante a pandemia

PRE mantém diálogo com estudantes durante a pandemia

As reuniões apoiaram o planejamento e acompanhamento do ensino remoto

• Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2020, 17h40
  • Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 17h40

Durante o período de isolamento social, a pró-reitoria de Ensino promoveu reuniões on-line com lideranças estudantis a fim de estabelecer um canal de comunicação com os estudantes para a escuta de suas demandas.

As equipes dos câmpus divulgaram o convite para participação nas reuniões entre as representações estudantis, tais como grêmios, Centro Acadêmicos (CAs) e Diretórios Acadêmicos (DAs), além dos representantes discentes de conselhos e núcleos. O objetivo dos encontros foi dialogar sobre as questões pertinentes à suspensão e ao posterior retorno das atividades.

As reuniões com a pró-reitoria de Ensino serviram como canal de comunicação e momento de escuta das demandas discentes. “Durante todo o processo, os estudantes puderam contribuir de forma organizada, por meio das entidades, com a discussão dos temas que se apresentaram”, afirma Haryanna Sgrulli, chefe do Departamento de Políticas Estudantis. A ação também ampliou o alcance do o canal de comunicação , um e-mail, criado pelo setor, que busca ouvir as sugestões e críticas dos discentes.

Além disso, foi criado um grupo em um aplicativo de mensagens que reúne representantes da PRE e estudantes do IFSP a fim de facilitar a comunicação. Outro aspecto positivo da ação foi o mapeamento das representações estudantis, por meio do questionário disponibilizado no site, na aba “Aluno > Protagonismo Estudantil”.

Abaixo há as atas das reuniões, sendo que as duas últimas também podem ser acessadas no YouTube, confira:

30 de abril – medidas que poderiam ser tomadas para contorno da não realização de aulas presenciais em decorrência da pandemia da Covid-19 (pauta proposta pelos estudantes). (Ata)

07 de maio – apresentação e discussão de possíveis cenários de retorno às aulas. (Ata)

1º de junho – devolutiva da análise preliminar da PRE em relação às contribuições para as propostas de calendários que vieram de todos os câmpus, bem como das representações estudantis, e discussão da Portaria nº 2.070, de 29 de maio de 2020, e esclarecimentos sobre atividades da comissão COMPARECE. (Ata, YouTube)

25 de agosto – conversa com as representações estudantis sobre o retorno com atividades remotas e a questão da conectividade dos estudantes, com a presença de representantes da PRE, PRA e Gabinete (YouTube)