Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > II Simpósio de Ensino de Espanhol: Acompanhe ao vivo

II Simpósio de Ensino de Espanhol: Acompanhe ao vivo

Evento virtual para discussão sobre a atuação docente acontece nesta quinta e sexta-feira. Acompanhe aqui.

• Publicado: Segunda, 30 de Novembro de 2020, 18h26
  • Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 09h25

Entre os dias 3 e 4 de dezembro Instituto Federal de São Paulo promoverá o II Simpósio de Ensino de Espanhol para Professores da Rede Federal, o evento é gratuito e aberto a toda comunidade.

Os interessados em participar na modalidade ouvinte e receber a certificação de participação deverão se inscrever previamente aqui e assinarem a lista de presença. O Simpósio será transmitido pelo canal do YouTube do IFSP.

O evento promoverá um espaço virtual para discussão e debate sobre a atuação docente na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A programação conta conferências e mesas-redondas. Entre os temas abordados estão: as pioneiras licenciaturas em Língua Espanhola; internacionalização e língua espanhola; pesquisa sobre o ensino de espanhol; políticas institucionais e o trabalho docente; e discussões para formação de uma futura associação de professores de espanhol da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico .

Confira a programação:

DIA 03/12/2020

Conferência de abertura: “As pioneiras licenciaturas em espanhol nos Institutos Federais

Convidadas:
Profa. Dra. Girlene Moreira da Silva (IFRN):
“Do currículo à prática: a trajetória da formação inicial de professores de espanhol no IFRN.”
Profa. Ma. Nathália Oliveira (IFRR):
“A Formação inicial do professor de espanhol no Instituto Federal de Roraima: reflexões sobre o fazer-se docente em contexto fronteiriço”
Mediadores:
Profa. Ma. Luiziane Silva (IFSC)
Profa. Dra. Beatriz Alencar (IFMS)

Mesa 1: "Internacionalização e língua espanhola: experiências e perspectivas na rede federal"

Horário: 16h às 18h

Convidados:
Prof. Dr. Wagner Belo (IFSP):
“A internacionalização como insumo para a promoção do ensino de língua estrangeira”
Profa. Dra. Fernanda Carvalho (COLTEC-UFMG):
"Escolarização internacional no COLTEC-UFMG: O saber-sabor da experiência"
Profa. Dra. Iandra Maria Weirich da Silva Coelho (IFAM):
“O papel dos Centros de Línguas no processo de internacionalização da Rede Federal: desafios e perspectivas”
Mediadores:
Profa. Dra. Claudia Freitas Reis (IFSP)
Profa. Dra. Fernanda Tonelli (IFSP)

DIA 04/12/2020

Mesa 2: "Pesquisa sobre ensino de espanhol na Rede Federal"

Convidadas:

Profa. Dra. Larissa Cristina Arruda de Oliveira Benedini (IFSP - campus Catanduva):

“O leitor crítico na aula de espanhol do ensino médio integrado dos IFs”

Profa. Dra. Lucimary Gonsalves Bajon (IFSC):

“Culturas hispano-americanas no ensino de espanhol na Educação Profissional e Tecnológica”

Mediadores:

Profa Dra. Fernanda Tonelli (IFSP)

Profa. Ma. Luiziane Silva (IFSC)

Mesa 3: "Políticas institucionais e o trabalho docente nos Institutos Federais"

Convidadas:

Profa. Dra. Giselle Gil (IFRJ):

“O professor de inglês e espanhol no IFRJ: dos prescritos às falas sobre a sua atividade”

Profa. Dra. Bárbara Caldas (IFRJ):

“O Ensino de Espanhol no IFRJ: uma perspectiva de política linguística”

Mediadores:

Profa. Dra. Viviane Garcia de Stefani (IFSP)

Prof. Me. Jean Carlos da Silva Roveri (IFSP)

Plenária de encerramento

Horário: 16h às 18h

Balanço e impressões do II Simpósio de ensino de espanhol para professores da Rede Federal;

Definição da data e do local da próxima edição;

Formação de grupos de trabalho para a formação de futura associação de professores de espanhol da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Mediadores:

Prof. Dr. Jorge Rodrigues Souza Junior (IFSP)

Profa Dra. Fernanda Tonelli (IFSP)