Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP assina primeiro contrato de pesquisa com contrapartida financeira e Fundação de Apoio

O reitor Eduardo Antonio Modena assinou, na manhã desta sexta-feira, dia 8, o primeiro contrato de pesquisa do IFSP com contrapartida financeira de uma empresa privada.

• Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2017, 12h13

O projeto de pesquisa na área de reconhecimento de padrões foi elaborado pelo professor do Câmpus Campinas Tiago Carvalho junto à empresa Tradeworks e teve a aprovação do edital Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas/Fapesp (Pipe/Fapesp).

Parte do projeto será desenvolvido no Instituto Federal, que dará, como contrapartida, o valor de R$ 4.500 para o pagamento de bolsa a um aluno de Iniciação Científica e para compra de materiais de consumo. O edital prevê que os equipamentos serão adquiridos pela Fapesp. A empresa Tradeworks assumiu o compromisso de solicitar, ao final do projeto, que uma workstation de alto desempenho, com valor aproximado de R$ 50 mil, seja doada ao IFSP. A Fundação Arthur Bernades, credenciada como Fundação de Apoio do IFSP, será responsável pela gestão financeira do contrato.

Processo

O trâmite para aprovação do projeto durou apenas 22 dias. A ação seguiu rigorosamente as normas previstas pela Resolução nº 19/2016, que aprova o regulamento para os projetos com financiamento interno ou externo do IFSP.

De acordo com o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFSP, Adalton Ozaki, a agilidade do processo foi possível graças à atuação coordenada entre o pesquisador Tiago Carvalho, o coordenador de Pesquisa do Câmpus Campinas, Andreiwid Correa (que articulou os pareceristas e a reunião do Comitê de Pesquisa), o NIT e a Diretoria de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PRP). “O projeto já está totalmente adequado às normas, com termos contratuais ajustados com a empresa, pré-aprovado pela Procuradoria Jurídica do IFSP e pela Fundação de Apoio”, explica Adalton. O diretor lembra que os ajustes com a Tradeworks tiveram como base a Instrução Normativa PRP nº 3/2016, que normatiza e orienta quanto ao modelo de instrumento jurídico em cooperações técnico-científicas em pesquisa e inovação com repasse de recursos.

Conexão Inovação

Com o objetivo de divulgar o potencial do IFSP entre o arranjo produtivo do estado de São Paulo e capacitar os servidores da Instituição sobre a tramitação dos projetos de pesquisa e inovação, a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação e a Pró-reitoria de Extensão (PRX) realizaram, em parceria com os câmpus que sediaram, quatro edições do evento Conexão Inovação, em 2017. Em junho, as atividades foram realizadas nos câmpus Hortolândia e Catanduva. Em outubro, foi a vez dos câmpus Itapetininga e Salto sediarem o evento. No primeiro semestre de 2018, o evento segue para os câmpus Campinas, Jundiaí e Presidente Epitácio.

No último dia 28 de novembro, o Conselho Superior do IFSP aprovou a criação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP, que tem por objetivo implementar, gerir, desenvolver e consolidar a política institucional de transferência de tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Material

A PRP realizou, em abril, uma capacitação para a tramitação de projetos de pesquisa e inovação com uso de fundações. Acesse o material da capacitação aqui.

Saiba como tramitar projetos de pesquisa com contrapartida financeira aqui.