Reitores das instituições federais de ensino de SP reúnem-se com Bancada Paulista da Câmara

Dirigentes pleitearam emendas de bancada para 2020 e prestaram contas dos recursos recebidos em 2019

• Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 16h11
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 10h37

O reitor Eduardo Modena e os dirigentes das outras três instituições federais de ensino de São Paulo reuniram-se em Brasília, no dia 1º de outubro, com os deputados federais da bancada paulista. O intuito do encontro foi prestar contas sobre o que está sendo feito com os recursos provenientes de emendas parlamentares de 2019, e também solicitar a liberação de emendas para 2020, cuja data-limite para designação é 24 de outubro.

Foi a primeira vez que os reitores se reuniram com a bancada para apresentar os resultados alcançados. A ocasião também serviu para que os dirigentes apresentassem as propostas de utilização dos recursos das emendas que estão sendo pleiteados para o ano que vem. Durante a reunião, foi exibido um vídeo, produzido em conjunto pelo IFSP, pela UFABC, pela Unifesp e pela UFSCar, contando um pouco do que vem sendo executado e do que está no planejamento para 2020, caso haja a liberação de emendas. O vídeo pode ser conferido aqui.

O reitor do IFSP faz questão de reforçar a importância das emendas de bancada, sobretudo neste momento de enorme contenção orçamentária. “Os recursos propiciaram a realização de várias ações, todas tendo como foco principal o aluno”, diz. Modena lembra ainda que, com o orçamento restrito, foi necessário fazer escolhas, tendo a gestão optado, em 2019, por concluir diversas obras em vez de realizar os congressos de Extensão e Ensino, por exemplo. “As quadras, os laboratórios, as bibliotecas, os refeitórios, tudo foi construído pensando na qualidade da formação que oferecemos aos alunos, o que demonstra que eles continuam sendo a nossa principal preocupação”, enfatiza.

No encontro com a bancada paulista, realizado na Câmara dos Deputados, Modena compôs uma mesa ao lado das reitoras da Unifesp, Soraya Smaili, e da UFSCar, Wanda Hoffmann, do reitor da UFABC, Dácio Matheus, do líder da bancada paulista, deputado Herculano Passos (MDB), e do vice-líder da bancada, deputado Vinicius Poit (Novo). Acompanharam o reitor do IFSP na reunião o pró-reitor de Administração, Silmário Batista, o assessor da reitoria Newton Lima e o diretor da INOVA, Alexandre Chahad. O encontro também contou com a participação de vários deputados e representantes da bancada paulista.

Emendas Individuais – A comitiva do IFSP aproveitou a ida a Brasília para visitar os gabinetes dos deputados e senadores da bancada paulista e entregar ofícios solicitando também a designação de emendas individuais para o IFSP no orçamento de 2020.

De acordo com Silmário, a busca por emendas individuais e de bancada está mais intensa neste ano, devido à expectativa de que a contenção orçamentária continue em 2020. “A conquista desses recursos é fundamental para que continuemos no caminho de concluirmos nossos equipamentos públicos. São as emendas que nos darão condições para isso”, diz. O pró-reitor de administração afirma que, para o ano que vem, a ideia é ampliar o recurso conquistado em 2019, que chegou a R$ 13 milhões, somados os provenientes de emendas individuais e de bancada.

As emendas individuais de deputados federais garantiram ao Instituto R$ 6.172.450, sendo R$ 4.400.000 da deputada Luiza Erundina (PSOL), R$ 600 mil do deputado Paulo Teixeira (PT), R$ 600 mil do deputado Ivan Valente (PSOL), R$ 200 mil do deputado Herculano Passos (MDB), R$ 172.450 do deputado Vitor Lippi (PSDB), R$ 100 mil do deputado Arlindo Chinaglia (PT) e R$ 100 mil do senador Major Olímpio (PSL).

Essas emendas permitiram a construção da biblioteca de Avaré, o início da construção de um bloco administrativo em São Roque, o início das edificações de um teatro no Câmpus São Paulo, a realização da primeira edição dos Jogos Estaduais do IFSP e a construção de células fotovoltaicas em vários câmpus.

Já as emendas de bancada permitiram à Gestão realizar ações em todos os câmpus do IFSP. Entre as ações estão a aquisição de equipamentos e a construção de quadras poliesportivas e de salas de aula.