Você está aqui: Página inicial

IFSP conquista 2º lugar em maratona da Embrapa

Pesquisadores apresentaram sistema para pesagem de bezerras e novilhas por meio de fotografia no celular

• Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2020, 11h56
  • Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 10h16

Uma equipe formada por estudantes e professores do Câmpus Piracicaba do IFSP e da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP) conquistou o prêmio de 2º lugar no Vacathon 2020, maratona de inovação promovida pela Embrapa Gado de Leite. A competição foi realizada entre os dias 22 e 30 de outubro e contou com 35 times de pesquisadores de todo o país.

A equipe LacTech do IFSP/USP havia sido campeã da maratona em 2019 com a “Milcup”, uma caneca com sensores eletrônicos que realiza a contagem de células somáticas, capaz de identificar a mastite (inflamação nas glândulas mamárias da vaca, causadora de grandes perdas na produção leiteira). Neste ano o time ficou novamente entre os melhores com o desenvolvimento do “Moopocket”, um sistema para a pesagem de bezerras e novilhas por meio de fotografia no celular.

O prêmio de primeiro lugar foi da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que apresentou a “UaiCup”, uma caneca para análise da qualidade do leite, rastreio de antibióticos e outras vantagens para o pequeno e médio produtor. A terceira colocada foi a equipe da Unochapecó e Parque Científico e Tecnológico Chapecó, de Santa Catarina, que criou um aplicativo baseado em redes neurais que promete mais precisão na detecção de cio, o que resulta no aumento do sucesso nas inseminações.

Solução para o bolso dos pequenos produtores

A solução apresentada pela equipe do IFSP/USP pretende ser “a balança que não pesa no bolso”. O aplicativo armazena os dados do animal desde o nascimento até a vida adulta, proporcionando rapidez, facilidade, simplicidade e maior controle de dados.

De acordo com os pesquisadores, a Moopocket é uma tecnologia baseada nos fundamentos da IoT (Internet of Things) e tem como objetivo melhorar o ganho de cerca de 800 mil produtores (pequeno e médio porte) por meio do controle e da eficiência da pesagem de bezerras leiteiras, na visão de que as bezerras e novilhas de hoje serão as vacas produtivas de amanhã. Geralmente, essa atividade nem sempre é realizada ou utilizada, devido ao manejo mais trabalhoso por meio de fitas de medições, ou balanças convencionais, o que altera também o bem-estar dos animais.

A partir da foto das bezerras, os algoritmos devem processar as informações para o produtor poder receber o peso do animal no visor ou no sistema de gestão da fazenda. Os dados são armazenados, facilitando o controle da produção através de histórico e análises mais aprofundadas.

Os professores Iran Oliveira, da ESALQ, e Thiago Siqueira, do IFSP, coordenaram os trabalhos da equipe. Segundo eles, a equipe multidisciplinar favoreceu o desenvolvimento das ideias e a utilização das ferramentas focadas no Agro 4.0.  De acordo com os pesquisadores, estudantes das duas instituições obtiveram enorme aprendizado, não apenas sobre os desafios da cadeia do leite, mas também pela experiência vivenciada nas diferentes mentorias com empresários e pesquisadores do setor. “Também souberam valorizar as diferentes habilidades e geraram um ambiente de trabalho solidário, criativo e motivacional. Todos nós crescemos muito enquanto grupo e profissionais”, contaram.

A Equipe LacTech é formada por João Bernardino, Larissa Tavares e Miguel Albarracin (estudantes da Engenharia de Computação do Câmpus Piracicaba); Carlos Bertanha, Lucas Campos e Poliana Pacheco (estudantes da ESALQ), e os professores Thiago Siqueira (IFSP) e Iran Oliveira (ESALQ).

Os 35 times participantes da maratona foram avaliados por cerca de 160 juízes, que fazem parte da cadeia do leite e ecossistema de inovação no Brasil. Os critérios usados para avaliação dos projetos foram: impacto econômico, visão de futuro, barreiras de entrada e desenvolvimento e execução da proposta.

O Vacathon é um dos eventos que compõem o movimento por inovação Ideas For Milk, que também engloba outros três eventos independentes que acontecem desde 2015: Caravana (visita a universidades), Desafio de Startups(fomento do negócio da pesquisa do mercado do leite) e Prêmio de Inovação (reconhecimento de propostas inovadoras). Uma proposta de revolução digital rumo ao leite 4.0.