Alunos de Pirituba são premiados em Olimpíada em História do Brasil

Genocídio das populações indígenas e negras foi o tema da última fase da competição

• Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 13h49
  • Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 13h51

Depois de seis fases, competindo com cerca de 17 mil grupos de todo o Brasil, três equipes do Câmpus Pirituba foram premiadas com medalhas de ouro, de prata e de cristal na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

Neste ano, a ONHB, projeto do Departamento de História da Unicamp, foi totalmente virtual e recebeu 69,8 mil inscritos de todo país, um total de 17,4 mil equipes formadas por estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e todos os anos do ensino médio de escolas públicas e particulares.

Cinco equipes do Câmpus Pirituba do IFSP, orientadas pela professora Fátima Moreira, chegaram à última fase e três se classificaram para a final. A prova decisiva consistia na produção de uma crônica dissertativa sobre um dos temas definidos pela organização: duas equipes escolheram o tema “Genocídio das populações negras” e uma escolheu “Genocídio das populações indígenas”.

A equipe "Ordem da Fênix", formada por Tamiris Delfino de Faria, Vinicius Miranda e Matheus Emídio, recebeu a medalha de cristal, pela participação na fase final; “Os Modernistas”, grupo formado pelos alunos Heitor Picon, Isadora Muriana e Isabelle Maria da Silva Rocha, conquistou medalha de prata; e Nathaly Aureliano da Silva, Anna Luisa Araujo Mascarenhas e Kaylan Sanciani Andrade Silva, da equipe “Revolucionários”, foram premiados com medalha de ouro. A cerimônia de premiação foi transmitida pelo YouTube no último domingo, 22 (veja aqui).

Para o Câmpus Pirituba, o resultado neste evento revela que, mesmo em um cenário adverso, os estudantes e professores estão sempre dispostos a dar o melhor de si na busca do conhecimento e na demonstração da excelência do ensino público ofertado pela Instituição.