Você está aqui: Página inicial

Alunos do IFSP vencem jornada da Escola de Agricultura da USP

Projeto vencedor do Câmpus Piracicaba oferece diagnóstico da mastite em sete segundos

• Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 19h04
  • Última atualização em Quinta, 24 de Dezembro de 2020, 13h11

Os alunos Adélia de Andrade e Vinícius de Oliveira, orientados pelo professor Thiago Siqueira, todos do Câmpus Piracicaba do IFSP, venceram o Programa Acelera da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O projeto durou 90 dias e contou com mais de 200 inscritos de várias partes do Brasil.

Da esquerda para direita: Vinicius, Iran, Adélia, Caroline, Sérgio e Thiago durante o Vacathon 2019

No último dia 12 de dezembro, foram anunciados os vencedores da jornada. Os participantes passaram por 32 horas de aula para uma imersão no universo do empreendedorismo e da inovação voltados ao agronegócio.

A equipe vencedora MilCup Lab é formada pelas alunas Adélia de Andrade (Engenharia da Computação) e Vinícius José Ribeiro de Oliveira (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), do Câmpus Piracicaba do IFSP, além dos alunos Sérgio Luís de Castro Junior (pós-graduação em Engenharia de Sistemas Agrícolas) e Caroline Ferreira Freire (Engenharia Agronômica) da Esalq/USP. O grupo foi orientado pelo professor Thiago Luís Lopes Siqueira, também do IFSP. O projeto recebeu, como prêmio, a quantia de R$ 10 mil.

O projeto do grupo consiste em uma caneca que, com um pouco de leite, traz o diagnóstico da mastite subclínica e clínica em sete segundos. A caneca possui sensores acoplados que realizarão a leitura e o processamento dos dados, enquanto o diagnóstico pode ser enviado ao visor da caneca. Além de acompanhar o visor, o produtor conseguirá visualizar os relatórios a curto, médio e longo prazo no aplicativo do seu celular e no software do seu computador. Já estão em andamento iniciativas para obter recursos de agências de fomento e para o registro da propriedade intelectual.

Thiago destaca que a equipe recebeu a notícia da vitória com muita emoção e alegria, principalmente ao lembrar as dificuldades trazidas pela pandemia. "O resultado nos mostra que estamos no caminho certo; agora o trabalho e a responsabilidade são ainda maiores. No meio de tantas adversidades no ano, vimos que podemos trabalhar e nos adaptar independente das circunstâncias. Com ajuda do professor Thiago Siqueira conseguimos evoluir, nos desenvolver e aprender muito", avalia a futura engenheira Adélia.

Para Vinícius, que acabou de se formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, essa é mais uma de suas conquistas durante a passagem pelo IFSP. "Foi mais um "troféu" que tive a oportunidade de receber graças ao Câmpus Piracicaba nesses anos de estudos na graduação. Esse é um mérito do IFSP e também da minha turma. Tenho sido elogiado pela conquista, por alunos, parentes e conhecidos", comemora.

O docente Thiago, que  coordena o curso de Engenharia de Computação no câmpus, reconhece a importância de reunir pessoas de diferentes instituições e áreas de ensino. "A engenharia e a computação aplicada são fundamentais para resolução de problemas da agropecuária digital, que carece de soluções tecnológicas inovadoras e profissionais motivados e qualificados."

Durante os meses do projeto, os participantes tiveram contato com pesquisadores e representantes do setor envolvidos com inovação e tecnologia direcionados ao setor agrícola. Na programação, foram compartilhados conceitos sobre modelos de negócio, novas metodologias, visão empreendedora, propriedade intelectual, modelos de financiamento, prototipagem, marketing e competências para o pitch perfeito.

Na etapa final, os estudantes, divididos em 23 equipes, apresentaram suas ideias de negócio e soluções tecnológicas direcionadas para resolver demandas do produtor rural. De acordo com a organização do evento, o que se viu ao longo das apresentações foram ideias que estão prontas para partirem para o processo de incubação, uma vez que o conjunto das propostas apresentou soluções para várias frentes do setor agro, para dentro e fora da porteira, no pasto, nos canteiros, nas estufas e nas florestas.

Saiba mais aqui.

Parcerias

A equipe foi formada em 2019 para participar do Vacathon da Embrapa Gado de Leite e venceu a competição, sob mentoria dos professores Thiago e Iran Oliveira (ESALQ/USP).

Em 2020, os docentes procuraram incentivar a equipe para se capacitar, avançar no desenvolvimento do projeto e buscar recursos para criar a solução. E a equipe viu no programa Acelera Esalq/USP uma oportunidade para atingir esses objetivos.

Além das vitórias no Vacathon 2019 e Acelera Esalq/USP 2020, a parceria dos docentes também alcançou, com outro grupo de estudantes do Câmpus Piracicaba do IFSP e da ESALQ/USP, o segundo lugar geral no Vacathon 2020 e a disputa como finalista do Desafio Ideas for Milk 2020. Nessas equipes se busca promover a multidisciplinaridade e a diversidade.

Com informações da Esalq/USP.