Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade

ptenfrites
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Abertas inscrições para Assessores Técnicos em Educação

Docentes podem elaborar Currículos de Referência dos Cursos da Educação Básica na modalidade EJA

  • Publicado: Sexta, 12 de Fevereiro de 2021, 10h26
  • Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 11h27

Estão abertas as inscrições, no período de 11 a 26 de fevereiro, para interessados em compor o Banco de Docentes da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) para integrar o Grupo de Trabalho (GT-16) para elaboração dos Currículos de Referência dos Cursos da Educação Básica do IFSP ofertados na modalidade EJA.

Os cursos de Educação Básica ofertados do IFSP são desenvolvidos na forma articulada integrada, inclusive na Modalidade EJA, na forma articulada concomitante e forma subsequente ao Ensino Médio. Nesse sentido, nota-se que cada curso, em razão das especificidades apresentadas, seja relacionado ao tipo de oferta, seja relacionada à modalidade de ensino, demandou dos grupos de trabalho constituídos um olhar singular sobre o campo de conhecimento debatido.

Para o coordenador do Ensino Médio Integrado e Proeja, Diego de Morais Salim há muitas especificardes no caso da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Quando se trata dos sujeitos, podemos destacar as dimensões etárias ou geracional, as questões de gênero, raça/etnia, as marcas sociais e econômicas das desigualdades sociais e educacionais, a classe social e a condição de trabalhador, entre outros”, analisa Salim. É nesta perspectiva que o GT-16 objetiva debater as questões específicas ao campo, buscando sistematizar uma proposta curricular para esses cursos.

De acordo com a sua área de formação, os Assessores Técnicos em Educação (ATEs) terão como objetivo contribuir no GT-16 com as discussões relacionadas à etapa de elaboração dos Conhecimentos Essenciais (CEs), em consonância com a metodologia proposta para os Currículos de Referência da Educação Básica do IFSP.

As atividades se concentrarão no primeiro semestre de 2021 e as inscrições poderão ser realizadas apenas para os docentes atuantes nos componentes da formação geral. Os ATEs já confirmados para participação no GT-16 não precisarão se inscrever novamente.

Os cursos ofertados na modalidade EJA e que compõem o GT-16 podem ser conferidos abaixo:

  • Técnico em Administração
  • Técnico em Comércio
  • Técnico em Edificações
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Comunicação Visual
  • Técnico em Qualidade
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Redes de Computadores

 Dúvidas sobre o processo deverão ser encaminhadas para: .

Sobre o trâmite dos Currículos de Referência da Educação Básica, acesse aqui.

Formulário para inscrição

Cronograma

Período de Inscrição: 11 a 26 de fevereiro de 2021

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página