Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Equipe da reitoria visita obras do Câmpus Rio Preto

Vistoria foi realizada nas instalações do novo câmpus, na cidade de São José do Rio Preto

  • Publicado: Segunda, 08 de Março de 2021, 15h16
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 09h49
  • Acessos: 8441

Na última quinta-feira, 4 de março, uma equipe da reitoria do IFSP vistoriou obras realizadas nas instalações do novo câmpus, na cidade de São José do Rio Preto.

O reitor Eduardo Modena, o pró-reitor de Administração (PRA), José Roberto da Silva, e o assessor da PRA Silmário Batista dos Santos - também reitor eleito para o mandato que se inicia em abril deste ano -, vistoriaram reformas na unidade, que recebeu prédio doado pela prefeitura da cidade e investimento de R$ 9,5 milhões viabilizados pelo MEC por meio de termo de execução descentralizado (TED).                      

                                                                                                                                             Silmário, Modena e José Roberto

Modena contou que as instalações estão em excelentes condições, contando com espaço para 20 salas de aula, dez laboratórios, quadra coberta, auditório, biblioteca e refeitório. O reitor destaca que toda a Rede Federal está, no momento, sob a vigência da Lei complementar 173/2020, que impede a realização de concursos e disponibilização de novas vagas para técnicos administrativos e docentes, o que inviabiliza compor, neste momento, o quadro de servidores para funcionamento pleno do câmpus.

Ele explica que será dado prosseguimento a um acordo amplo junto à prefeitura de São José do Rio Preto, para que ações de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação sejam realizadas, considerando as necessidades do município, com atividades de ensino iniciando ainda em 2021. A disponibilização dos espaços da unidade para ações ligadas ao município será a tônica de acordos específicos, para que seja possível iniciar atividades o quanto antes.

Silmário destacou que, para a implantação da unidade, houve uma ação política muito forte do prefeito do município, Edinho Araújo (MDB), reeleito em 2020. O próximo reitor do IFSP acredita que o novo câmpus tem enorme potencial, pois está localizado em um polo regional com mais de 400 mil habitantes.

O reitor eleito informa que já está fazendo o trabalho político necessário para a liberação de códigos de vaga para contratação de servidores, o que permitirá a oferta de ensino público, gratuito e de qualidade, com uma estimativa de atendimento de 1200 a 1400 alunos. Nessa linha, Modena também lembra a importância de atuar junto ao Congresso nacional, para que a emenda constitucional número 95, relativa ao corte de gastos, seja revista, e que a emenda constitucional 186, em fase de aprovação, não impeça os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação, viabilizando a continuidade da expansão e novas vagas para concursos de técnicos administrativos e professores.

Modena e Silmário reforçam a relevância de um câmpus do IFSP na região, promovendo o desenvolvimento socioeconômico, por meio da qualificação profissional, da extensão, pesquisa e inovação junto aos arranjos produtivos e sociais, contribuindo para a formação cidadã de estudantes para o mundo do trabalho, por meio da educação integral, marca do IFSP.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página