IFSP aprova projetos com foco em Programação Aplicada

Projetos vão capacitar mais de 1.100 alunos de várias regiões do estado de São Paulo

• Publicado: Quarta, 29 de Setembro de 2021, 12h01
  • Última atualização em Sexta, 01 de Outubro de 2021, 09h57

Com a divulgação do resultado final da Chamada Pública Setec – Ifes nº 01/2021, o IFSP confirma a captação de R$ 270 mil por meio da aprovação de três projetos de iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. Por meio desses projetos, serão capacitados mais de 1.100 estudantes de escola de ensino fundamental de várias regiões do estado de São Paulo.

Em comum, além da temática da programação aplicada, os projetos vão desenvolver um conjunto de atividades voltadas ao estímulo do pensar e à superação de barreiras ao aprendizado tecnológico. Para isso ocorrer, os projetos foram estruturados com o uso de metodologias ativas a fim de estimular a participação ativa dos estudantes, de forma colaborativa e resolutiva.

Os projetos aprovados têm como característica marcante também ser multicampi e atender escolas de ensino fundamental que estão no território de influência dos câmpus, cumprindo assim uma das finalidades da lei de criação dos Institutos Federais.

Classificados

O primeiro classificado é o projeto dos câmpus Suzano e São Paulo. Com o título "Ensino de Programação utilizando Kits de Arduino e Scratch", envolve objetos de conhecimento abordados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental . No período de 12 meses, está prevista a oferta de oficinas de iniciação à programação para 420 estudantes divididos em 12 turmas nas escolas parceiras. As oficinas serão ministradas pelos professores envolvidos no projeto, coordenador, extensionistas e colaboradores externos.

O segundo projeto é articulado entre os câmpus Araraquara, São Carlos e Sertãozinho. Intitulado "Ensino de lógica de programação com metodologias ativas e ferramentas de apoio: Scratch Brasil, Hora do Código, kit Lego e Arduino", o projeto irá realizar atividades em pelo menos 8 turmas contendo 40 alunos cada, totalizando 320 alunos das cidades atendidas pelos câmpus envolvidos.

O terceiro projeto resulta da parceria entre os câmpus Votuporanga, Barretos e São José do Rio Preto. Com o título "<Teens>@{Code Clube} ==> Computação, Games, Programação e Robótica para Adolescentes: o primeiro passo para a nova era digital", estão previstos no projeto seis professores multiplicadores que desenvolverão as atividades e treinarão os nove alunos bolsistas, sendo três alunos de graduação e seis alunos de cursos técnicos do IFSP, que atuarão com os discentes de oitavos e nonos anos. Serão atendidas 20 turmas de 20 alunos cada, alcançando 400 alunos até o final do projeto.

A seleção e orientação interna dos projetos ficou a cargo da Pró-Reitoria de Extensão. A pró-reitora de Extensão, Gabriela Arduino, afirma que  as ações que contemplem a aproximação da comunidade acadêmica com a sociedade são muito importantes, pois demonstram que a tecnologia está acessível para todos e que o Instituto Federal é uma importante ferramenta de disseminação dos conhecimentos para a comunidade, não importando a idade. Segundo ela, a iniciação tecnológica é uma metodologia de disseminação de conhecimentos que vem ao encontro dos objetivos principais da criação dos Institutos Federais, que são a ampliação, interiorização e diversificação da educação profissional e tecnológica no país. "Todos podem ser programadores, trabalhando com robótica, computação, games, desmistificando que o acesso à tecnologia é para poucos".

Suplentes – Outros dois projetos enviados, um deles pelo Câmpus Presidente Epitácio, e outro pelos câmpus Birigui e Salto, em parceria, foram classificados e estão aprovados como suplentes, porém não foram contemplados com recursos por limitação do edital, que estipulava até três projetos contemplados por instituição da Rede Federal.