Estudantes do IFSP conquistam o pódio no Desafio 4.i

A iniciativa do Parque Tecnológico de Sorocaba teve mais de 100 estudantes inscritos

• Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 13h51
  • Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 13h51

Estudantes do Câmpus Sorocaba garantiram os segundo e terceiro lugares na 1ª edição do Desafio 4.i, uma iniciativa do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) que propôs a solução de problemas trazidos por empresas para grupos de alunos inscritos, sob a mentoria de professores e de consultores. As três equipes vencedoras receberam a premiação em solenidade realizada no fim da tarde de quinta-feira (25), na sede do PTS.

O projeto “Torrador de Café 4.0”, da Casa Arábica, solucionado pelos estudantes Helder Alves e Matheus Barros (IFSP Sorocaba) garantiu o segundo lugar, e o projeto “Sensor de Presença de Veículo para Estacionamento de Centro Urbano”, da Conte Smart, sanado pelos estudantes Daniel Souza, Rian Rodrigues e Sophia Pompeu (IFSP Sorocaba) recebeu a terceira colocação.  O projeto “Automação de Escolha de Ferramentas em Processos de Torque”, da empresa Systek Tecnologia, apresentado pelos estudantes Eduardo Inacio, Guilherme Ginack e Mauro Felipe Rosa (Senai) ficou com a primeira colocação.

O diretor-geral do Câmpus Sorocaba, Denilson Mirim, e o coordenador de pesquisas, Sérgio Shimura, estiveram presentes na solenidade de premiação e ressaltaram a importância da interação entre as instituições de ensino e os arranjos produtivos locais (APLs), principalmente por trazer aos estudantes e empresas a proposta de resolução de problemas reais com base em soluções que aportam as novas tecnologias 4.0.

Finalistas

Mais de 100 estudantes se inscreveram e 10 equipes chegaram à final do Desafio. Os finalistas tiveram 48h para resolver os problemas trazidos pelas empresas que integravam o Desafio. A missão dos participantes era buscar soluções inovadoras nas áreas de desenvolvimento de aplicativos, eficiência energética, eficiência de equipamentos e desenvolvimento ou melhoria de produtos, equipamentos e dispositivos.

Além dos segundo e terceiro lugares, o Câmpus Sorocaba teve mais sete estudantes participantes da etapa final do desafio: Emily Kaori Uehara Soares, Gustavo Henrique Moreira, Lucas Reis Cruz, Pedro Vítor Moreira Rosa, Samuel Lucas Godoi de Arruda, Maria Rosvani Roque de Lima e Olindo Rodrigues da Silva.

A iniciativa, que teve como objetivo estimular a inovação, a qualificação de talentos e contribuir para o desenvolvimento e a consolidação de uma indústria mais forte e competitiva, contou com a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e com o apoio da Prefeitura de Sorocaba e de Instituições de ensino, entre elas o IFSP (Câmpus Sorocaba).

A próxima edição do Desafio 4.i está prevista para maio de 2022 e será presencial. O evento deste ano foi realizado de forma on-line por conta da pandemia.