Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Reitor Silmário pede recomposição do orçamento da Educação 

Representando o Conif, Silmário se reuniu com a Comissão Mista de Orçamento  

  • Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2021, 14h57
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 11h42
  • Acessos: 8569

O reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, e a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, participaram na manhã desta quarta-feira, 15, de uma reunião com a comissão Mista de Orçamento (CMO) referente à área da educação para pedir aos parlamentares a recuperação do orçamento da educação.  

Por intermédio do deputado federal Paulo Teixeira (PT), a presidente da CMO, senadora Rose de Freitas (MDB), e o relator da área da Educação, senador Wellington Fagundes (PL), reuniram-se com o senador Izalci Lucas (PSDB), os deputados federais Danilo Forte (PSDB) e Wilson Santiago (PTB), o reitor Silmário dos Santos, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a reitora Márcia Abrahão, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e representantes da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação.  

O objetivo do encontro foi discutir a recuperação dos cortes do orçamento destinado à educação a partir de 2019. O projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece os Orçamentos da União, por intermédio dos quais são estimadas as receitas e fixadas as despesas do governo federal, deverá ser votado entre hoje (15) e amanhã (16). Esse projeto da LOA levará o pedido de aumento no orçamento da Educação para 2022.

Os parlamentares informaram que os números fechados na noite de ontem, os quais deverão ser levados pelo relator-geral do Orçamento, o deputado federal Hugo Legal (PSD), embora não recuperem os valores de 2019, conforme pleiteado, aproximam-se bastante deles, superando 70% dos valores totais solicitados.  

Os reitores Silmário e Márcia reconheceram os avanços no orçamento, mas pediram um esforço final para que os valores cheguem o mais próximo possível dos cortes sofridos a partir de 2019.  

Silmário (segundo da direita para a esquerda) ao lado da senadora Rose de Freitas durante encontro
sobre o orçamento da Educação
registrado em:
Fim do conteúdo da página