Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Parceria oferece minicurso Shotcut para professores

Docentes interessados devem aguardar abertura de novas turmas do minicurso

  • Publicado: Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 13h36
  • Última atualização em Segunda, 20 de Dezembro de 2021, 14h09
  • Acessos: 19445

O Centro de Referência em Educação a Distância (DED-CEAD) do IFSP firmou parceria institucional com a Superintendência de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (SEaD/Ufes) para realizar o Projeto Soma, que visa apoiar docentes, das duas instituições de ensino, na comunicação audiovisual com finalidade educacional.  

A primeira ação do projeto é o minicurso Shotcut para professores, para ensinar docentes a editar vídeos utilizando o software livre Shotcut. O minicurso, totalmente online e com 16 horas de duração, aborda aspectos da videoaula e sua produção, o processo de edição de vídeos, as operações básicas da edição no Shotcut e inclui uma prática individual de edição.  

A primeira oferta deste minicurso está sendo feita no IFSP, com apoio da Coordenadoria de Formação e Desenvolvimento de Pessoal, e se encerra nesta segunda, 20, com um encontro síncrono pelo ambiente do Moodle, para esclarecimento das principais dúvidas, orientações complementares e avaliação da oferta. 

A procura pelo curso foi muito grande, e, após o preenchimento das 40 vagas, formou-se uma extensa fila de espera, de modo que no início de 2022 serão abertas novas turmas no IFSP, além das turmas que serão abertas na Ufes. 

Os responsáveis pelo desenvolvimento do conteúdo e tutores do minicurso, Marta Kawamura Gonçalves, tecnóloga em Produção Audiovisual na DED-CEAD, e Luiz Gustavo Casagrande, Coordenador de Audiovisual do Laboratório de Design Instrucional da SEaD/Ufes, relatam que o aproveitamento dos participantes foi muito bom, mesmo sendo fim de ano, o que atesta que é grande o interesse dos docentes pelo tema e que o formato de curso proposto está funcionando. 

Segundo Luiz, a intenção é capacitar e dar autonomia aos professores, não só durante o momento de ensino remoto, mas também para que eles possam aplicar esses conhecimentos e novas técnicas em todas as modalidades de ensino. 

Para Paulo Evaristo, Diretor da DED-CEAD, o Projeto Soma é uma iniciativa de formação em rede entre o IFSP e a Ufes, para levar a experiência das equipes interdisciplinares que atuam na Educação a Distância para os demais servidores de ambas as instituições. Segundo ele, “Os servidores que se interessarem pelo projeto vão ter a oportunidade de entender a importância da comunicação e da produção dos vídeos com apoio de roteiro e de uma equipe multidisciplinar, ampliando as opções de acessibilidade dos materiais produzidos”, conta.  

Os docentes interessados devem aguardar a abertura de novas turmas. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página