Câmpus do IFSP recebem livros pedagógicos em formato de mangá

• Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 15h09
  • Última atualização em Quarta, 21 de Março de 2018, 15h15

A Coordenadoria de Bibliotecas do IFSP adquiriu 696 exemplares de livros pedagógicos em formato de mangá (história em quadrinhos japonesa). O material, destinado principalmente aos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, deve atrair os estudantes para o reforço de diversas disciplinas.

Os livros, distribuídos para 32 câmpus da Instituição, abrangem Cálculo Diferencial Integral, Biologia Molecular, Bioquímica, Estatística, Eletricidade, Matemática, Redes e Banco de Dados, entre outros assuntos.

Luís Carlos Pereira, da Coordenadoria de Bibliotecas, e Andreia Aparecida Vieira Belo Ferreira, diretora de Administração Acadêmica, reforçam que os alunos dos cursos técnicos integrados passam a ter mais recursos específicos para sua faixa etária e seu nível de conhecimento. “Os alunos de graduação têm acesso a grande variedade de material na biblioteca e virtualmente. Agora, os alunos do médio integrado ganham um material mais específico e atrativo.”

Os livros de mangá, recheados de desenhos e com uma linguagem mais fácil e informal do que os demais livros didáticos, devem ser bastante procurados pelos estudantes. Espera-se que os mangás fomentem o interesse dos jovens pela leitura de outras obras.

Mais novidade — Uma parceria estabelecida entre a Coordenadoria de Bibliotecas do IFSP e o setor de Protocolo Geral do Instituto levou à implantação do serviço de Logística Reversa para Empréstimos Interbibliotecas.

Esse serviço possibilitará aos alunos solicitarem livros de bibliotecas de outros câmpus sem se deslocar. Funciona assim: o estudante pesquisa, por meio da base de dados Pergamum, se o livro de interesse está disponível na biblioteca de seu câmpus. Caso não esteja, ele pode solicitar o livro na biblioteca de outro câmpus que o tenha disponível.  A solicitação deve ser feita ao bibliotecário de seu próprio câmpus. O servidor será o responsável por tomar providências para que o livro chegue até o aluno, o que será feito via sedex, e levará no máximo 4 dias.

A devolução do livro também deverá ser feita na biblioteca do câmpus do aluno, que será a responsável por devolvê-lo ao câmpus de origem. De acordo com Luís Carlos Pereira, esse serviço beneficia diretamente todos os usuários da rede de bibliotecas da instituição, pois permite o empréstimo de um livro de outro câmpus de forma rápida.