Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus Boituva terá economia de 88 mil reais por ano com Usina Solar Fotovoltaica

O Câmpus Boituva do IFSP inaugurou uma Usina Solar Fotovoltaica de 75 kW, que irá gerar 106 MWh por ano, suprindo 70% da demanda de energia do câmpus.

  • Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 14h05
  • Última atualização em Quinta, 18 de Outubro de 2018, 14h14

A instalação da usina é parte das ações de eficiência energética do projeto "Fontes Renováveis e Eficiência Energética no IFSP Câmpus Boituva como Vetores para Novos Cursos e Redução de suas Despesas de Energia Elétrica", coordenado pelo professor Felipe Almeida. Este Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) é uma parceria entre o IFSP e a empresa CPFL Energia, que começou a ser executado em fevereiro deste ano.

Além da inauguração da usina, a parceria já proporcionou a substituição de 876 lâmpadas e 16 condicionadores de ar por outros mais eficientes. Juntas, essas ações promoverão uma economia de 88 mil reais por ano. De acordo com o professor Felipe Almeida, uma série de outras ações está prevista para as próximas etapas do projeto.

“O projeto está na fase de aquisição do laboratório feito em container e da implantação de dois sistemas com seguidores solares que juntos somam 5kW de geração fotovoltaica. Também está sendo feita a aquisição de uma estação solarimétrica que contém sensores que realizarão monitoramento de radiação solar, velocidade do vento e quantidade de chuvas. Esses dados serão comparados com os dados fornecidos pela usina solar fotovoltaica e serão base para estudos de geração de energia e eficiência da utilização do recurso solar”, contou. O professor informou ainda que entre as ações de P&D também está previsto o desenvolvimento de um kit didático de baixo custo para ensino de tecnologia solar fotovoltaica.

O Câmpus Boituva formou no mês de agosto a primeira turma do curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. O curso, que está entre as ações decorrentes dessa parceria com a CPFL Energia, é uma iniciativa pioneira na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

 

Notícias relacionadas:

IFSP formaliza parceria para realização de projeto de P&D

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página