Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

IFSP fortalece parcerias durante o II Seminário Nacional de Economia Solidária e Feminista

  • Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 18h00
  • Última atualização em Quarta, 24 de Outubro de 2018, 14h38
  • Acessos: 6663

Servidores do IFSP que coordenam projetos ligados ao Programa de Economia Solidária participaram do II Seminário Nacional de Economia Solidária e Feminista, que aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na oportunidade, os quatro representantes do Instituto (dos câmpus Matão, São Roque, Catanduva e Barretos) puderam ampliar parcerias e enriquecer os conhecimentos sobre o tema. 

Durante o evento, aconteceram palestras sobre a importância da economia solidária como forma de redução das desigualdades sociais, bem como a troca de experiências como as mulheres empreendedoras dos mais diversos perfis. De acordo com a professora Vivian Delfino Motta, que integra o comitê gestor do programa de Economia Solidária do IFSP, foi possível estabelecer parcerias com a Associação de Mulheres na Economia Solidária (Amesol), entidade sediada em São Carlos, que tem representação em todo o estado de São Paulo, e perceber como essa perspectiva de comercialização transforma positivamente a vida das pessoas envolvidas. 

“Essa oportunidade permitiu que a gente compreendesse na prática a importância da economia solidária na vida das pessoas e como uma instituição de ensino pode fomentar essa atividade junto à comunidade. A UFSCar é uma instituição que já tem um know-how na economia solidária e se mostrou solicita a nos apoiar no desenvolvimento e fortalecimento do nosso programa, que é bem recente e está dando os seus primeiros passos”, afirmou Vivian. O Programa de Economia Solidária do IFSP vem sendo executado a partir de seis projetos ligados ao edital Paul Singer.

O evento também viabilizou ao IFSP compor o espaço de monitoramento e avaliação do projeto de “Economia Solidária Feminista” executado pela UFSCar e pela SOF – Sempreviva Organização Feminista, Organização Não Governamental que desenvolve pesquisa e extensão na área da economia solidária feminista, que atua no estado de São Paulo e na região nordeste.  Os servidores puderam compreender as metodologias utilizadas, os entraves e os avanços encontrados durante a pesquisa.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página