PDI 2019-2023 será apreciado pelo Consup no dia 26 de fevereiro

• Publicado: Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 18h08
  • Última atualização em Quinta, 14 de Fevereiro de 2019, 18h12

Foi realizada nesta quarta-feira (13), no Câmpus Araraquara, a última audiência pública de apreciação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. O encontro teve o objetivo de validar os trabalhos feitos pelas comissões locais durante o período de elaboração do PDI e contou com a participação de 175 pessoas.

A apresentação e as discussões foram divididas em duas mesas redondas, sendo uma sobre políticas institucionais, a qual contou com representantes do ensino, pesquisa, extensão, inovação, gestão de pessoas e comunicação; e outra sobre a oferta de vagas, orçamento, infraestrutura e biblioteca. Depois de cada mesa a plateia pôde interagir, colocar seus questionamentos e sugestões.

De acordo com Jean Rodrigues, secretário executivo da Comissão Central de elaboração do PDI, a equipe está fazendo os últimos ajustes no documento e na próxima semana irá enviá-lo ao Conselho Superior (Consup). A minuta do PDI será apreciada pelos conselheiros na próxima reunião, que ocorrerá no dia 26 de fevereiro.

Jean enfatizou que a última audiência foi muito proveitosa e enriquecedora, pois contou com depoimentos de pessoas que participaram das comissões locais e se manifestaram para falar o quanto foi importante essa construção coletiva, de discutir a missão, a identidade do IFSP, os cursos que poderiam ser ofertados para a comunidade e as políticas do instituto.

Segundo a Comissão de Sistematização, o PDI contou com um total de 14.934 contribuições de pessoas que participaram da elaboração do documento por meio de fóruns de desenvolvimento institucionais, audiências públicas, videoconferências, enquetes online, capacitações, seminários, conferência e reuniões de trabalho.

O reitor do IFSP, Eduardo Modena, falou sobre o contentamento em finalizar o processo de elaboração do PDI, que foi iniciado em 2017, e que, segundo ele, reafirma a autonomia do Instituto, garante a indissociabilidade entre ente ensino, pesquisa e extensão, além da diversidade cultural e a inclusão, que são valores fundamentais da atuação do Instituto.

Clique aqui e acesse a página com todas as informações sobre o PDI.