Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Assessoria de Comunicação realiza minicurso para servidores do Câmpus Hortolândia

Equipe falou sobre a importância da divulgação científica e apresentou os canais disponíveis para divulgação dentro do IFSP e junto à mídia externa.

  • Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 17h16

A Assessoria de Comunicação Social (ASC) da Reitoria promoveu nesta quarta-feira, 27 de março, o minucurso “Divulgando Ciência” aos servidores do Câmpus Hortolândia. A Ação tem como objetivo oferecer aos docentes e técnicos-administrativos conhecimentos básicos para elaboração de texto jornalístico para divulgação de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos nos câmpus do IFSP.

Formado pelos profissionais Daniela Bazenga, Danielle Yura, Lidiane da Silva (jornalistas) e Murilo Pires (tecnólogo em Audiovisual), o grupo da ASC falou sobre a importância da divulgação científica, com base na legislação federal e na Política de Comunicação do IFSP, apresentou as atividades atribuídas ao comunicador do câmpus e os canais disponíveis para divulgação dentro do IFSP e junto à mídia externa, e os princípios básicos para a elaboração do texto jornalístico.   

Jornalistas da ASC conversam com José Valdemir, comunicador do câmpus

 

Espera-se, com a formação, que os servidores passem a divulgar mais as ações desenvolvidas no câmpus, de modo a democratizar o conhecimento científico para os públicos interno e externo. As jornalistas lembraram que, hoje, a produção científica ainda fica muito restrita aos ambientes acadêmicos. “Mostrar o que produzimos na Instituição também é uma maneira de prestar contas à sociedade”, completaram.

A pedagoga Caroline Jango é integrante do Grupo de Formação Pedagógica do Câmpus Hortolândia, que organizou o encontro. Ela revelou que a demanda pela formação na área de comunicação surgiu dos próprios docentes, os quais queriam conhecer melhor as ferramentas para divulgação de Ensino, Pesquisa e Extensão.   

Os participantes mostraram-se interessados nas informações oferecidas, principalmente no quadro “O que é que meu câmpus tem?” que apresenta mensalmente um projeto desenvolvido em algum câmpus do IFSP por meio de vídeo e texto no site e no perfil de Facebook do IFSP.

Política de Comunicação do IFSP

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, aprovado pelo Conselho Superior no último dia 12 de março, contemplou, pela primeira vez, um capítulo sobre a atuação da Comunicação Social na Instituição.

A Política de Comunicação aprovada tem o objetivo de nortear as ações inerentes ao relacionamento com os públicos de interesse do Instituto Federal de São Paulo. A partir desse documento, estão sendo elaborados a Política de Comunicação da Unidade da Assessoria de Comunicação (PDU-ASC), contendo as principais ações a serem desenvolvidas para o alcance dos objetivos do setor, e o Manual de Comunicação, que será disponibilizado em breve para toda a comunidade do IFSP com o propósito de informar sobre os conceitos, atribuições, procedimentos, ações, serviços e prazos relacionados ao setor de comunicação institucional, de modo que principalmente os servidores se familiarizem com as atividades realizadas pela ASC.

O minicurso Divulgando Ciência, proposto no PDU-ASC, será ofertado, ainda no primeiro semestre de 2019, por meio da plataforma de cursos de Educação a Distância do IFSP. Os câmpus interessados em receber a formação pessoalmente podem entrar em contato com a Assessoria pelo e-mail:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página