Você está aqui: Página inicial

IFSP ganha representante na vice-presidência de fórum nacional

• Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 09h43

O professor Paulo José Evaristo da Silva, diretor do Centro de Referência em Educação a Distância do IFSP, foi eleito vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil – ForUAB. Além de Paulo, a gestão do Fórum é composta por Marília de Goyaz (UFG), que assume a presidência e Valter Gomes Campos (UEG), como segundo vice-presidente.

A cerimônia de posse e a primeira reunião do Fórum aconteceram no último dia 11 de abril. De acordo com Paulo Evaristo, é a primeira vez que o IFSP tem um representante no ForUAB. “Teremos a oportunidade participar das discussões e pensar políticas para ampliar a ofertas de vagas no ensino superior, em atendimento ao Plano Nacional de Educação”, contou.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) atua na modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior e apoia pesquisas em metodologias inovadoras em tecnologias de informação e comunicação. Hoje o IFSP tem um curso ofertado por meio da UAB, a Licenciatura em Pedagogia, mas, de acordo com Paulo, os câmpus podem propor outros cursos, principalmente ligados à formação de professores.

ForUAB – O Fórum Nacional de Coordenadores UAB – ForUAB foi instituído em 2010 pela CAPES com a competência de apoiar a Diretoria de Educação a Distância na formulação de diretrizes e definição de parâmetros e critérios técnicos e pedagógicos que norteiam as ações do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Atualmente é constituído por Coordenadores de todas as regiões do País, e por todas as 130 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) que fazem parte do Sistema UAB. A atuação dos Coordenadores no debate e encaminhamento de questões referentes à manutenção e fortalecimento do Sistema, tem contribuído para que a UAB promova a ampliação do acesso ao ensino superior, gratuito e de qualidade.

Paulo Evaristo (à direita, na primeira fileira) junto aos demais membros da ForUAB