Você está aqui: Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Pibid: inscrições abertas em edital de fluxo contínuo para alunos

Pibid: inscrições abertas em edital de fluxo contínuo para alunos

Estudantes dos cursos de licenciatura do IFSP podem se inscrever de 13 de janeiro a 1º de novembro

• Publicado: Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 13h39
  • Última atualização em Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 11h18

A Pró-reitoria de Ensino (PRE) publicou hoje (13) o Edital nº 13/2021, que trata da seleção, em fluxo contínuo, de alunos para o Projeto Institucional do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) do IFSP. Alunos dos cursos de licenciatura podem se inscrever de 13 de janeiro a 1º de novembro.

Entre os requisitos para concorrer a uma vaga está a exigência de que o aluno tenha concluído no máximo 60% da carga horária regimental do curso de licenciatura ao ingressar no programa. Os bolsistas selecionados receberão uma bolsa de R$ 400,00 (quatrocentos reais) concedida pela CAPES.

O aluno candidato à vaga deverá efetivar sua inscrição eletronicamente, enviando toda documentação constante no item 6 do edital em arquivo único no formato PDF para o respectivo e-mail do coordenador de área da licenciatura do seu câmpus. A licenciatura, o câmpus, a quantidade de vagas para alunos bolsistas e voluntários, assim como o e-mail estão especificados no Quadro do Anexo I do edital.

O processo de seleção dos alunos ocorrerá conforme demanda de cada núcleo e será conduzido pela coordenação de curso em conjunto com a coordenação de área de cada licenciatura/câmpus.

Serão considerados como critérios de seleção: o desempenho acadêmico do aluno (Anexo III – até 1,2 pontos); o curriculum vitae (Plataforma CAPES de Educação Básica - Anexo III - até 1,8 pontos); entrevista à Banca de Avaliação (até 5,0 pontos); carta de motivação escrita pelo candidato (até 2,0 pontos).

Sobre o Pibid

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das IES.

O Pibid atende às atribuições da Fundação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais do magistério, respeitando as diretrizes do “Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação” e os princípios estabelecidos na Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Documentos:

EDITAL IFSP/PRE/DGRA Nº013/2021