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Monitoramento Institucional

Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 15h58 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 19h40 | Acessos: 43799

Setor responsável: Núcleo de Inteligência e Sustentabilidade (NIS-DDI)
E-mail: 

 


Esta página engloba atividades que auxiliam nos objetivos de disseminar o conhecimento sobre métricas de desempenho, e de contribuir para a interação entre a comunidade do IFSP e a sociedade, além de favorecer o aumento da transparência pública e de subsidiar o planejamento e a avaliação do desenvolvimento institucional.


Acompanhe a situação dos pedidos de remoção do IFSP.

No cenário complexo e dinâmico da educação, os Institutos Federais desempenham um papel vital como agentes transformadores e propulsores do desenvolvimento não apenas acadêmico, mas também profissional e regional. Nesse contexto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) desvenda uma nova fronteira de transparência e acesso à informação  o lançamento de um painel interativo que oferece uma visão abrangente da situação da oferta e procura de cursos em seus diversos campi, avançando rumo ao cumprimento de suas finalidades fundamentais.
 
 
 
Com o objetivo de estabelecer parâmetros entre o número de matrículas e o número de servidores docentes e Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs), o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria nº 713/2021, a qual estabelece as diretrizes para a organização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia definindo parâmetros e normas para a sua expansão e dispondo sobre a criação e implementação do modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção (CDs) e funções gratificadas (FGs) e comissionadas (FCCs), no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
 
Confira o painel com a situação do dimensionamento de cargos efetivos no IFSP.
 
 
 
Confira o painel com a organização do histórico normativo de expansão do IFSP.
 
 
 

A matrícula equivalente corresponde à matrícula ponderada pelos fatores de equiparação de carga horária e de esforço do curso. Observa-se que o fator de equiparação de carga horária permite a equiparação de cursos de qualificação profissional com durações distintas, sendo calculado pela ração entre a carga horária mínima regulamentada do curso e carga horária padrão de 800 horas anuais. Para os demais cursos, o fator de equiparação de carga horária será igual a 1 (um).

 
 

O indicador Relação de Inscritos por Vaga mede a relação entre a quantidade de candidatos inscritos e a quantidade de vagas disponibilizadas pela Instituição. Para calcular este indicador se faz necessário dividir o número de inscritos pela quantidade de vagas ofertadas. Além disso, sua polaridade é: quanto maior, melhor.

 
 
 
 

A Taxa de Ocupação busca identificar a ocupação percentual da estrutura das unidades da Rede Federal. Para seu cálculo, é considerado o número de matrículas dividido pelo número de vagas em ciclos com data não expirada. Segundo o Guia de Referência Metodológica – PNP 2020, para este indicador não há meta prevista em instrumento normativo. Porém, sua polaridade consiste em: quanto maior, melhor.

 
 
 

O Índice de Verticalização busca identificar a efetividade de cada unidade acadêmica em oferecer cursos de níveis distintos em um mesmo eixo/subeixo tecnológico. Considera-se as vagas ofertadas em 04 categorias possíveis: curso de qualificação profissional; curso técnico; curso de graduação e curso de pós-graduação. Além disso, é desejável a atuação em um número limitado de Eixos Tecnológicos que permitam os estudantes seguirem por um itinerário formativo ascendente.


 

RAP é a sigla utilizada na Rede Federal para Relação de Aluno Professor. Em 2010 foi firmado um Termo de Acordo de Metas entre os então Institutos Federais e o Ministério da Educação, neste termo era apresentada pela primeira vez essa RAP, e definido e pactuado entre as partes que os IFs deveriam trabalhar com a meta de 20 alunos por professor, ou seja, uma RAP de no mínimo 20.

 

Eficiência Acadêmica é o indicador que mede o percentual de alunos que concluíram o curso com êxito dentro do período previsto (+ 1 ano), acrescido de um percentual (projeção) dos alunos retidos no ano de referência que poderão concluir o curso. Este índice deve avaliar a capacidade da Rede Federal de atingir os resultados previstos em termos de "estudantes certificados" ou "com potencial de certificação" em relação à quantidade total de matrículas, considerando um determinado ciclo de matrículas.

 

RATA é a sigla utilizada no âmbito do IFSP para definir a Relação Aluno Técnico Administrativo. Sendo um dos indicadores estabelecidos pela instituição no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), é obtido através do quociente do número de matrículas equivalentes, sobre o número de técnicos-administrativos e busca averiguar a capacidade de atendimento do corpo técnico administrativo, conforme parâmetros estipulados pelo Anexo I da Portaria 246 MEC, de 15 de abril de 2016.

 

A taxa de evasão é o indicador utilizado para medir o percentual (%) de matrículas que perderam o vínculo com o IFSP, no ano de referência, sem a conclusão do curso em relação ao total de matrículas. Esse é um dos indicadores estabelecidos pela instituição no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) relacionados a Permanência e Êxito, constantes nos Ofícios-Circulares nº 60/2015 e nº 77/2015, além da Normativa Informativa nº 138/2015.


A Diretoria de Desenvolvimento Institucional-DDI/PRD desenvolveu um painel que trás as informações do SUAP sobre as atividades docentes, esse painel permite a análise de como estão distribuídos as atividades docentes e o estágio de avaliação dos PITs e RITs por câmpus, períodos e áreas de avaliação. Os painéis serão atualizados após três meses do início das aulas, período em que as CAADs estão fazendo o recebimento, conferência e validação dos Planos e Relatórios de Atividades Docentes.


 

 

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