Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Meninas campeãs na Inovação: equipe do Câmpus Bragança Paulista vence Programa Inova Jovem 2019

A equipe Girl Tech Power sagrou-se campeã na categoria principal e alunos do Câmpus Campinas também foram premiados na competição.

• Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 16h16
  • Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2019, 15h35

Um grupo de alunas do Câmpus Bragança Paulista levou o primeiro lugar na 6ª edição do Programa Inova Jovem 2019, competição realizada pela Agência de Inovação Inova Unicamp. A final da competição aconteceu na última quinta-feira, 31 de outubro. O Programa Inova Jovem é voltado a alunos do ensino médio regular ou técnico com objetivo de ensinar ferramentas que os possibilitem enxergar o empreendedorismo como opção de carreira. De um total de 173 equipes inscritas, somente 6 foram classificadas para a final.

A equipe Girl Tech Power, do Câmpus Bragança Paulista, sagrou-se campeã na categoria principal (Avaliação da Banca). A equipe é formada pelas alunas Hellen Thainá Turri, Livia Rodrigues Fernandes e Raissa Cascaval Alves, do curso Técnico Integrado em Informática, e pelas alunas Giovanna Gonçalves Mariano e Laura dos Reis de Godoy, do curso Técnico Integrado em Mecânica, que foram orientadas pelos professores Luciano Bernardes de Paula e Cintia Macedo de Lima. A equipe recebeu troféus e R$ 5.000,00 de premiação.

As cinco estudantes desenvolveram um aplicativo que visa a melhoria na qualidade de vida de portadores de fibromialgia, uma síndrome caracterizada por dor crônica generalizada geralmente associada a fadiga, distúrbios do sono e sintomas cognitivos, o que causa grande limitação aos portadores de exercer quaisquer funções.

O Programa Inova Jovem 2019

Na competição, participaram de uma primeira etapa na qual participaram do Workshop de Capacitação sobre inovação e como usar a metodologia Business Model Canvas (BMC) para modelar suas ideias de negócios, e enviaram seus canvas para avaliação e classificação na próxima fase. As equipes finalistas puderam participar dos treinamentos de pitch para a grande final.

Dobradinha do IFSP - Nesta edição, pela primeira vez, o Programa teve a categoria de Voto Popular, escolhido dentre os finalistas pelo público presente. Outra equipe do IFSP, desta vez do Câmpus Campinas, levou o troféu e certificados. A equipe Bag Alarm, composta pelos alunos Manuela Nicoliello, João Pedro Longhi e Weliny Cabral, propôs um dispositivo que calcula e alerta casos de sobrecarga de mochilas, segundo o peso de cada usuário, evitando o desenvolvimento de doenças por excesso de carga nas costas como lordose ou hérnia de disco.