Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP garante auxílio e bolsas aos alunos do Pibid

IFSP garante auxílio e bolsas aos alunos do Pibid

Auxílio vem para compensar o adiamento do programa pela Capes; 660 alunos serão beneficiados

• Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 11h41
  • Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 09h31

Com o adiamento do início do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) pela Capes, o IFSP oferecerá um auxílio a todos os estudantes selecionados e também aos voluntários do Programa. Mais de 600 alunos receberão o auxílio até o início de outubro.

A Instituição recebeu, para o biênio 2020-2022, um recorde de bolsas da Capes. Para o Pibid-IFSP, foram, no total, 528 bolsas para alunos dos anos iniciais, que realizarão atividades em escolas parceiras, juntamente com outros 132 alunos voluntários.

O programa estava previsto para ter início no mês de setembro, mas foi adiado pela Capes (conforme Portaria nº 114, de 6 de agosto de 2020). Para reduzir o impacto aos estudantes, que contavam com as bolsas e o início do programa em setembro, os pró-reitores de Ensino e de Administração propuseram ao reitor o pagamento de um auxílio referente ao mês de setembro a todos os estudantes selecionados para o Pibid-IFSP, medida que atinge até 660 alunos, entre bolsistas e voluntários.

Além disso, por meio do Programa de Formação de Educadores – Profe-IFSP, lançado no ano passado, os alunos voluntários do Pibid receberão uma bolsa equivalente à bolsa Pibid, até o final do ano.

O reitor Eduardo Modena lembra que o primeiro projeto institucional do Pibid no IFSP teve início em 2009, quando o então Cefet-SP tornou-se Instituto Federal de São Paulo. Segundo o reitor, "o Pibid faz parte da história do IFSP, sendo um programa cheio de êxitos para a iniciação à docência e melhoria da educação da rede pública".

Já o Profe, ressalta Modena, foi lançado com o desejo de ampliar estas ações, buscando recursos complementares ao da Capes. "Considerando a ampliação do Pibid e o adiamento da Capes, nossa prioridade foi garantir o auxílio aos estudantes e a bolsa a todos os voluntários, ação ainda mais importante considerando o período de excepcionalidade."

A coordenadora Institucional do Pibid, Anna Isabel Nassar, acredita que o auxílio e o Profe são mais dois importantes esforços do IFSP visando à diminuição da evasão nas licenciaturas, principalmente nos quatro primeiros períodos dos cursos, além de contribuir para a qualidade na formação de professores. “Quando soubemos do adiamento do programa, fui conversar com a PRA e PRE, que prontamente abraçaram a causa e se esforçaram para conseguir esse recurso. Sinto um orgulho imenso de pertencer a uma instituição que se preocupa com a formação docente no Brasil”, afirma Anna, que destacou ainda o apoio e o engajamento dos docentes envolvidos no Pibid.

Saiba mais sobre os pagamentos na Portaria n.º 3134/2020.