Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSP é premiado em Competição de Robótica 
Início do conteúdo da página

IFSP é premiado em Competição de Robótica 

RSM Challenge reuniu 750 competidores de oito países; IFSP garantiu vaga para evento na Colômbia

  • Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 14h11
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 13h21
  • Acessos: 10957

Duas equipes ligadas aos Grupos de Robótica do IFSP foram premiadas durante o Campeonato de Robótica RSM Challenge, realizado entre os dias 21 e 23 de abril. O evento contou com a participação de cerca de 750 competidores de oito países. A equipe DragonBot.Z, do Câmpus Sorocaba, ganhou inscrição e hospedagem para o maior campeonato de robótica da Colômbia, em outubro.  

As equipes BlackStorm, do Câmpus Avaré e DragonBot.Z, do Câmpus Sorocaba, ambas ligadas aos Grupo de Estudos de Robótica Avançada (G.E.R.A.) dos seus respectivos câmpus, conquistaram a segunda colocação na categoria Lego Sumô Júnior, e a primeira colocação na categoria Sumô 750 gramas, respectivamente, durante RSM Challenge, realizado em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.  

Cerca de 750 competidores de oito países (Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Filipinas, Índia, Peru e Malásia) se enfrentaram nas seguintes modalidades: minissumô, sumô, seguidor de linha júnior, futebol e combate.  As modalidades foram divididas em categorias de acordo com as características de cada robô. As competições ocorreram de forma presencial e também remota, por meio de robôs que funcionam de forma autônoma e controlados a distância. 

A primeira competição presencial dos dois grupos rendeu resultados que emocionaram os participantes. Para Luís Gustavo, aluno do curso Técnico em Mecatrônica do Câmpus Avaré e membro do grupo BlackStorm, responsável pelo robô H3R08R1N3 (Herobrine) e coordenado pelo técnico de laboratório de Mecatrônica, Gustavo Guerra Damiano, esse é o início da realização de um sonho muito maior. “É um momento muito emocionante, pois nós que embarcamos nesse mundo da tecnologia queremos algo melhor para o País: um Brasil mais competitivo nessa área, um lugar onde a gente pode acreditar nos nossos sonhos. E por meio do conhecimento que o IFSP nos proporciona, conseguimos alcançar um sonho. Todo o esforço e dedicação valem muito a pena, mesmo que enfrentemos desafios e que os resultados demorem a chegar”, afirma o aluno, que citou os docentes e os patrocinadores como principais motivadores.  

Na categoria Sumô 750 gramas, o robô Sr. Kaiô, da equipe DragonBot.Z, do Câmpus Sorocaba, conquistou o primeiro lugar. Como premiação, recebeu inscrição, hospedagem e traslados para participar do maior campeonato de robótica da Colômbia, o Runibot. O grupo ainda precisa de apoio para a compra das passagens aéreas a fim de garantir sua participação no evento colombiano.  

Juan Prado, aluno do 2º ano do curso Técnico em Eletroeletrônica do Câmpus Sorocaba, destacou a importância de participar do grupo de pesquisa. “O G.E.R.A nos possibilita muitas vivências. Aqui, na competição, por exemplo, encontramos equipes reconhecidas de outras universidades no mundo da robótica. No grupo, acumulamos aprendizados e experiências”.  

O professor Heiton Curto Gomes, responsável pelo grupo DragonBot.Z, relata a evolução dos alunos da equipe. “O conhecimento que eles adquiriram por meio da prática nos laboratórios, as temáticas discutidas e os estudos desenvolvidos no grupo possibilitaram que eles construíssem um robô desse nível”, destaca ao apontar que o robô campeão foi o primeiro construído pelos estudantes.  

Para Heiton, um diferencial no G.E.R.A. é a presença de ex-alunos, que compartilham suas experiências, incluindo a participação em competições, com os membros mais novos. “Acredito que tenha auxiliado no resultado que conquistamos hoje. É uma grande satisfação ver nossos alunos exaltando o nome do IFSP. Vamos dar o nosso melhor para representarmos o Instituto Federal na Colômbia também”, disse.  

Equipes de robótica dos Câmpus Guarulhos e São Carlos do IFSP também participaram do RSM Challenge 2022.  

G.E.R.A 

O Grupo de Estudos em Robótica Avançada reúne interessados no tema, tanto da comunidade interna quanto externa ao IFSP. Os participantes contam com laboratórios preparados para o desenvolvimento de seus conhecimentos em robótica, programação, eletrônica e mecânica, além da orientação de professores e técnicos com grande experiência em diferentes setores. 

Os estudantes aprendem processos industriais e eletrônicos, integrando assim, conhecimentos de várias áreas, incluindo matérias como Computação (linguagens de programação), Matemática (cálculo integral e diferencial), Física (pneumática, hidráulica, termodinâmica, tecnologia dos materiais), Química, Eletrônica e Elétrica (sistemas digitais, microcontroladores, eletrônica digital), Mecânica (desenho técnico mecânico, metrologia, dinâmica em máquinas) e Metodologia Científica (leitura e elaboração de artigos científicos para apresentação e publicação), beneficiando, consequentemente, o engajamento de novos conceitos práticos. 

 No Câmpus Avaré, há encontros presenciais do grupo acontecem às terças e às quintas-feiras, às 17h, no Laboratório de Eletrônica.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página