Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > PDI 2019-2023: Comissões Locais coordenam as proposições de cursos e vagas para os próximos cinco anos em todos os câmpus do IFSP

• Publicado: Quarta, 05 de Setembro de 2018, 16h29
  • Última atualização em Quarta, 05 de Setembro de 2018, 16h30

O Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP (PDI 2019-2023)  está na terceira etapa de elaboração, e agora as Comissões Locais coordenam as proposições de Cursos e Vagas para os próximos cinco anos em todos os câmpus do Instituto.

As Comissões Locais de cada câmpus receberam as diretrizes da Comissão Central e têm até 30 de setembro deste ano para apresentarem as propostas. Assim como todo o processo de elaboração do PDI 2019-2023, essa etapa contará com a participação da Comunidade em reuniões e/ou audiências públicas que já estão acontecendo por todo o estado de São Paulo.

Audiência realizada na câmara municipal de Campos do JordãoNo dia 7 de agosto ocorreu uma audiência na cidade de Capivari. Naquela ocasião, um relato de uma aluna do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) chamou a atenção para a importância do IFSP. A aluna Helen Gláucia Stefaneli, do Curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio, disse que, quando o aluno se matricula no IFSP, pensa que irá fazer um curso comum sem ter vantagens ao longo prazo, mas ao entrar na escola se deparam com o desempenho dos professores, com o amor com que eles ministram as aulas, o que possibilita ao estudante entrar com uma visão e sair com outra, vendo que tudo é possível. Ainda segundo Helen, o esforço não é só do aluno, mas sim do IFSP como um todo, e os estudantes acabam “se apaixonando pela escola e tendo uma outra visão de mundo, inclusive de que a vida não para, ela continua, e de que temos que lutar e ir atrás de nossos sonhos”.

Para que as vagas e cursos do IFSP continuem contribuindo para o desenvolvimento de pessoas, o planejamento institucional deve debater alguns aspectos importantes, como exemplifica o servidor André Luís da Silva, representante técnico-administrativo na comissão central. “A elaboração do PDI 2019-2023 demanda a participação de toda a comunidade, para uma construção sólida e efetiva da Instituição, uma vez que a oferta de novos cursos e vagas envolve uma série de fatores, que devem considerar, entre outras variáveis: necessidades da comunidade, demandas regionais, força de trabalho docente, corpo técnico-administrativo, orçamento, infraestrutura disponível etc.” Para André Luís, a participação de todas as esferas da comunidade interna e externa nessa construção é de vital importância.

As próximas audiências acontecerão nas seguintes datas: São João da Boa Vista: 05 de setembro; Campos do Jordão: 05 de setembro; Registro: 06 de setembro (já houve audiência nos dias 21 e 29 de agosto); Araraquara: 11 de setembro (já houve audiência no dia 28 de agosto); Birigui: 12 e 26 de setembro.

Procure a Comissão Local mais próxima e participe! É o PDI 2019-2023 com você, construindo o futuro. Para saber mais, clique aqui e acesse a página com todas as informações sobre o PDI.