Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > BBC realiza workshop sobre fake News no Câmpus São Miguel

BBC realiza workshop sobre fake News no Câmpus São Miguel

• Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 14h49
  • Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 10h26

Alunos do curso técnico em Produção Audiovisual do Câmpus São Miguel Paulista participaram, na manhã desta sexta-feira (12), de um workshop sobre fake news ministrado pela jornalista Paula Adamo Idoeta. O workshop faz parte do projeto Leitura Crítica de Notícias, da BBC News Brasil.

Durante todo o mês de abril, a BBC está fazendo uma rodada de apresentações presenciais do workshop em escolas. A ação chegou à São Miguel por intermédio das jornalistas da Assessoria de Comunicação do Instituto, que entraram em contato com a BBC para organizar o evento no câmpus.

Cerca de 40 estudantes participaram do encontro, que durou uma hora e meia. Inicialmente, a jornalista apresentou o vídeo “Como nasce uma notícia?”, falando um pouco sobre o processo de criação e elaboração do texto jornalístico. Na sequência, trabalhou algumas notícias com os estudantes, os provocando a identificar do que se tratavam as matérias. Posteriormente foi exibido um vídeo sobre fake news, e, na sequência, jornalista e alunos trocaram ideias e percepções sobre o tema.

A aluna Eduarda Silva Santos fez diversas perguntas à palestrante e destacou que a formação recebida é importante para pessoas de todas as áreas. “Durante as eleições eu acompanhei bastante o desenrolar das fake news e compartilhei, nas minhas redes sociais, vídeos informativos que desmentiam publicações falsas. Esse conhecimento é bom para todas as pessoas”, analisou.

Paula destacou que a fake news é uma informação falsa distribuída intencionalmente com interesses políticos e/ou econômicos e que elas têm 70% mais chances de serem compartilhadas do que as notícias verdadeiras. “O impacto da notícia falsa pode gerar tragédias”, anunciou ao citar casos reais de pessoas que foram mortas após serem erroneamente anunciadas como praticantes de crimes.

Ao mostrar o processo de elaboração da notícia, o workshop ajudou alguns alunos a pensar no futuro acadêmico. Nicoly Modesto Ferreira dos Santos conta que há anos se interessa pelo Jornalismo e a presença de uma profissional de um veículo de comunicação renomado a deixou ainda mais motivada. “Achei incrível. Saber das coisas através de uma profissional, das suas experiências, é muito legal. Depois dessa apresentação, eu com certeza vou seguir a área de Jornalismo”, afirmou.

Tuíte nas redes sociais da BBC sobre workshop realizado no IFSP

Ao final, a jornalista revelou que a atividade realizada no IFSP foi uma das melhores experiências dentro do projeto. “Os alunos são muito interessados, inteligentes e tiraram várias dúvidas. Acredito que eles entenderam a importância de checar a informação, o que é o mais importante. A ação serviu como uma ‘vacina’ conta a disseminação de fake news”, avaliou.

Leitura Crítica de Notícias - São Paulo é a primeira cidade do Brasil a receber o projeto, que tem como objetivo mostrar ao público de 14 a 19 anos como funciona o processo jornalístico e formas de se proteger de 'fake news' online. A iniciativa é inspirada em um projeto da BBC com mais de duas mil escolas britânicas e, além do Reino Unido, já foi desenvolvido na Índia, no Quênia e na Nigéria.