Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página

Egressa do curso de Letras embarca para Espanha

Ex-aluna do Câmpus Avaré lecionará durante seis meses em uma escola espanhola

  • Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 09h51
  • Última atualização em Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 11h33
  • Acessos: 9267

O dia 28 de setembro promete ser um divisor de águas na vida de Natália Carolina dos Santos Prudêncio, formada em 2021 no curso de Letras Português/Espanhol no Câmpus Avaré do IFSP. Essa é a data em que ela embarca para a sua primeira experiência internacional. Ela passará seis meses na Espanha, estudando e ensinando, com todas as despesas pagas por meio de uma parceria entre o Conif e a Embaixada da Espanha. 

Natália (à esquerda) durante o projeto de pesquisa "Semiótica e Consciência Negra"

 

“Jamais passou pela minha cabeça que eu seria uma das selecionadas pelo edital. Hoje, estou aqui ansiosa e com medo, pois será a minha primeira viagem internacional”, relata a linguista que participará do Programa de Assistentes de Espanhol no Brasil, que tem como finalidade aperfeiçoar a proficiência em português e em espanhol, além das competências em aspectos socioculturais, literatura, história e geografia da Espanha e do Brasil dos estudantes dos dois países. Além do mais, o programa objetiva ainda avançar na integração dos sistemas educacionais nacionais dentro das atuais tendências econômicas e geopolíticas globais, bem como fortalecer as relações de cooperação no campo das humanidades entre as instituições educacionais e culturais do Brasil e da Espanha. 

A aluna durante projeto de extensão desenvolvido junto ao Lar dos Idosos de Cerqueira César

 

Por meio do edital do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foram oferecidas quatro vagas para alunos, ex-alunos e servidores da área de Letras de toda a Rede Federal. “Foram meus próprios professores que me incentivaram a me inscrever no edital, uma vez que sempre comentavam durante as aulas sobre a enriquecedora experiência de ter contato com nativos para aprimorar outro idioma. E isso despertou minha vontade. Pesquisei faculdades na Espanha, mas não levei adiante. No começo do ano, uma amiga me falou sobre esse edital. Agora, meus amigos, familiares e professores estão felizes e me dando total apoio para essa viagem”, conta Natália.  

"Empolgada por ter a oportunidade de levar a uma escola espanhola a riqueza linguística e cultural do Brasil”, mas, ao mesmo tempo “com os pés no chão e com a plena consciência do que posso enfrentar porque sou uma mulher preta ocupando espaço que são ocupados majoritariamente por pessoas brancas, minha realidade é outra, e sou vista com outros olhos”, reflete a egressa do IFSP  

Natália (atrás do leque) em ação durante projeto de extensão com Voluntários Anônimos de Avaré (Vana)

 

Essa visão de mundo é de quem enfrentou muitas adversidades durante a vida, incluindo o racismo, até mesmo durante a graduação, a qual Natália relata ter finalizado graças ao apoio que encontrou dentro do Câmpus Avaré. “Minha trajetória no IFSP foi enriquecedora. Os primeiros anos foram difíceis, pois, além de estar longe da minha família, passei por momentos árduos. Participei do programa de auxílio-moradia, dos projetos de ensino/monitoria PIBIFSP e do projeto de extensão. Além disso, a participação no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), o apoio da equipe do sociopedagógico e o acolhimento extraordinário dos professores me mantiveram firmes”. 

A participação da aluna em projetos foi levada em contas no processo de seleção do edital, “por isso ressalto a importância dos discentes em participarem e serem ativos em projetos que o Instituto Federal proporciona ao decorrer da graduação, seja como bolsistas ou como voluntários”, avalia.  

Na Espanha, Natália vai morar em Santiago de Compostela, onde irá dividir uma casa com outras duas mulheres aprovadas pelo edital, uma de Porto Alegre e outra de Aracajú. Cada uma delas irá lecionar em uma escola diferente. A conquista desse sonho, ela atribui ao IFSP. “Sou imensamente grata ao Instituto Federal, pois carrego comigo os amigos que ganhei, o carinho dos professores e gestores. E, se hoje estou tendo a oportunidade de estar em outro continente, é por conta de ter tido docentes e ensino de qualidade em minha trajetória. Obrigada, IFSP”. 

Em novembro de 2022, o jornal local de Galícia noticiou o projeto do qual Natália participa. Leia a reportagem na íntegra aqui.

registrado em:
Fim do conteúdo da página