Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Apresentações de trabalhos marcam o segundo dia do IV Conept

Alunos de vários câmpus do IFSP partilharam com o público do congresso trabalhos e projetos integradores, por meio de apresentações orais, pôsteres e demonstrações de protótipos.

  • Publicado: Quinta, 20 de Setembro de 2018, 14h28
  • Última atualização em Quarta, 26 de Setembro de 2018, 12h52

Um dia de partilha e aprendizado. Assim pode ser resumida a quarta-feira (19), segundo dia de atividades do IV Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP (Conept). Por meio de apresentações orais, exposição de pôsteres e demonstrações de protótipos, discentes de vários cursos e câmpus do IFSP puderam partilhar o resultado de seus projetos e trabalhos com o público.

Entre os destaques da programação está a Mostra de Projetos Integradores, momento em que os alunos têm a oportunidade de partilhar trabalhos que se iniciam em uma disciplina e vão resultar no seu Trabalho de Conclusão de Curso. Um dos projetos que chamou a atenção durante a mostra foi o aplicativo “Protect City”, desenvolvido por quatro alunas do 3º ano Curso Técnico Integrado em Informática do Câmpus Araraquara.

A equipe é composta pelas alunas Bianca Santos, Denise Soares, Akyza Santos e Hillary Leal, que são orientadas pelos professores André dos Santos Tarallo e Janaina Cintra Abib. A proposta do aplicativo é mapear os pontos de risco de dengue na cidade de Araraquara, fazer o monitoramento das áreas críticas e conscientizar a população a cerca da prevenção contra a doença.

“No app a pessoa pode marcar um ponto no mapa e informar como está a doença no seu bairro. Lá há um fórum em que é possível trocar informações e já se prevenir se tiver que ir para uma área mais crítica. Além disso, há informativos com os números da doença na cidade e no país e dicas de prevenção”, contou Bianca, acrescentando que a ideia é que o aplicativo seja usado tanto pela população quanto pelas autoridades que poderão utilizá-lo para monitorar as áreas de infestação do mosquito transmissor.

Um trabalho da área do ensino, exibido em forma de pôster, também chamou a atenção por se tratar de um projeto único no IFSP. A aluna Larissa Isabela Alves da Silva, do curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos do Câmpus Capivari, apresentou o “Espaços de Cultura Maker em sentido à Ciência cidadã”, projeto orientado pelo professor Gustavo Matarazzo, que trata de um espaço de aprendizagem alternativa e multidisciplinar, que usa a tecnologia para incentivar os discentes a terem uma aprendizagem ativa.

“A ideia é estimular a cultura ‘do it yourself’ (faça você mesmo) e romper com aquela cultura em que o professor apresenta um conhecimento pronto ao aluno.” O laboratório possui equipamentos como a impressora 3D, que podem ser utilizados para fabricar diversos materiais para serem usados em aula. “Nós construímos recentemente uma formiga gigante, que os professores de biologia podem usar, por exemplo, para explicar a anatomia do animal. Isso proporciona uma forma muito mais interativa de aprender e ensinar”, contou Larissa.

Programação paralela

 Além das mostras e apresentações, aconteceram também os eventos paralelos à programação do Conept, entre eles o “Napne em Ação”.

Na oportunidade, os servidores do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) de vários câmpus do IFSP participaram de palestras e partilharam conhecimentos acerca da educação inclusiva. Uma das palestrantes do evento foi a professora Marcia Duarte Galvani, da Universidade Federal de São Carlos. Ela ministrou palestra sobre a inclusão da pessoa com deficiência intelectual.

A professora contou que incluir o aluno com deficiência intelectual na sala de aula regular é um grande desafio, mas é algo possível, desde que se faça a adaptação do currículo regular e o ensino colaborativo, normalmente feito por uma equipe multidisciplinar, pois a maioria dos professores não tem formação em educação especial e precisa contar com profissionais que tenham essa especialidade.

Palestras

Na programação principal do Conept, duas palestras encerraram as atividades do dia. A primeira foi sobre a Matriz Conif, ministrada pelo Pró-reitor de Administração, Silmário Santos. Ele explicou que a ferramenta é destinada a fazer a distribuição do orçamento entre todos os Institutos que compõem a Rede Federal. “É muito importante que servidores e alunos conheçam esse mecanismo para compreender como se dá, quais os critérios seguidos para essa distribuição orçamentária, e assim possam qualificar cada vez melhor as suas demandas”, afirmou.

Na sequência, a palestra “Desafios e possibilidades na construção do currículo integrado”, ministrada pela professora Carmem Paola Torres Alvarez, do Instituto Federal do Acre, trouxe a discussão sobre como a Rede Federal tem implementado esse currículo que supera a fragmentação do conhecimento entre a educação profissional, voltada para o mundo do trabalho, e a formação básica, humanística. De acordo com a professora, que tem o currículo integrado como objeto de estudo há mais de sete anos, os Institutos Federais têm conseguido, com esforço, porém com êxito, implantar esse currículo inovador e progressista, que forma não apenas profissionais capacitados para o mundo do trabalho, mas também cidadãos. Segundo ela, para notar os resultados basta conferir o desempenho dos alunos no Enem. Os IFs têm atingido as melhores notas da rede pública no Brasil, tanto nos eixos tecnológicos como nas áreas da formação básica.

Esta quinta-feira (20) marca o ultimo dia de atividades do IV Conept. Durante a tarde, acontecem apresentações de trabalhos de estudantes na forma de comunicação oral; à noite, a programação será encerrada com a palestra “Formação de Professores nos Institutos Federais: Desafios e Oportunidades”, ministrada pela professora Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima, do Instituto Federal de Brasília.

Essa palestra será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Câmpus Araraquara, no qual estão disponíveis também as demais palestras e a conferência de abertura do evento. Acesse aqui.

Acesse a programação completa e todas as informações sobre o evento em http://conept.ifsp.edu.br/.

 

Notícias relacionadas:

IV Conept é iniciado com discussões sobre os desafios e avanços da Rede Federal

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página