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O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que define a missão da Instituição e as estratégias para atingir as metas e objetivos, abrangendo um período de cinco anos. Faz parte do PDI a elaboração do Projeto Político Pedagógico e da sua Organização Didático-Pedagógica.


O novo PDI teve sua metodologia de elaboração aprovada pelo CONSUP e teve como princípio o planejamento participativo. Para tanto, a elaboração do PDI foi responsabilidade de basicamente quatro tipos de comissões: Central, Local, Sistematização e Temáticas.
As Comissões Temáticas e Locais, viabilizaram o espaços de diálogo com a comunidade, interna e externa, através de Fóruns de Desenvolvimento Institucional em cada campus, Conferência de Desenvolvimento Institucional, pesquisas quanti e qualitativas, Audiências Públicas, entre outros. Os documentos gerados em todas as etapas de elaboração do PDI 2019-2023 podem ser encontrados na aba "Documentos"
No dia 12 de março de 2019 o Conselho Superior do IFSP aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP para o período de 2019 a 2023. Nos links abaixo estão disponibilizados o PDI 2019-2023, a Resolução CONSUP 01/2019 que aprova o PDI, e a Planilha de Oferta de Cursos e Vagas do IFSP.

MEMORANDOS
2017
2018
2019
FÓRUNS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
PLANO DE OFERTA DE CURSOS
LEGISLAÇÃO
- LEI No 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
- DECRETO Nº 9.235, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.
- LEI Nº 11.892, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências.
- LEI Nº 13.005, DE 25 DE JUNHO DE 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.
- PORTARIA MEC No 1.162, DE 9 DE NOVEMBRO DE 2018. Regulamenta o conceito de Aluno-Equivalente e de Relação Aluno por Professor, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
- PORTARIA SETEC Nº 51, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018. Define conceitos e estabelece fatores para uso na Plataforma Nilo Peçanha - PNP e para cálculo dos indicadores de gestão das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica .
- DECRETO Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências.

Comissão Central
Responsável por validar as iniciativas das outras comissões, supervisionar a elaboração do PDI e aprovar as definições propostas que irão para o CONSUP.
- Composição: Pró-reitores; dois representantes discentes; um técnico administrativo; um docente; um diretor geral de campus; um representante da sociedade civil, um representante do setor produtivo/órgão de fomento e o secretário executivo.
Comissão Local
Responsável por divulgar e viabilizar atividades, publicar informações e documentos, além de promover a realização de eventos e construção de propostas demandadas das Comissões Temáticas, Sistematização ou Central.
- Composição: cinco membros sendo: um representante dos três segmentos (discente, docente e técnico administrativo) e dois indicados pela gestão do campus (preferencialmente que entendam da parte sociopedagógica e da parte orçamentária) *
*A composição da Comissão Local dos Campus Sertãozinho e Cubatão terá 2 vezes mais o número de representantes, já a Comissão Local do Campus São Paulo terá 3 vezes mais.
Comissão de Sistematização
Responsável pela articulação geral dos trabalhos, devendo ser responsável por coordenar, orientar, acompanhar e monitorar os trabalhos das Comissões Temáticas e Locais, bem como supervisionar o desenvolvimento das ações, eventos e etapas do processo de elaboração do PDI. Deve ainda, apoiar a Comissão Central, manter registros e arquivos do PDI organizados e atualizados, divulgar documentos, convites, avisos, atividades e eventos na página do PDI no site da Instituição e atuar na sistematização de informações e consolidação do PDI.
Comissões Temáticas:
Responsável por fomentar, respaldar, articular e promover eventos que possibilitem a reflexão e discussão dos temas do PDI, bem como a proposição de conteúdos para a elaboração das minutas parciais dos capítulos. Essas comissões podem demandar das comissões locais: informações, discussões e proposições, visando analisar, debater e coletar dados e propostas para elaboração dos documentos específicos de cada capítulo ou tema. São constituídas preferencialmente por especialistas na área e gestores ou representantes das unidades de trabalho (Pró-reitorias/Diretorias) relacionadas ao tema.

Seminário de Desenvolvimento Institucional
- Objetivo: Ressaltar a importância do PDI para o alcance do desenvolvimento Institucional;
- Quando: ocorrido em 28 de agosto de 2017
- Onde: São Paulo;
- Público alvo: Reitoria, diretores gerais e mais um gestor indicado de cada câmpus;
- Ação: Palestras e mesa-redonda sobre temas relevantes ao PDI.
- Link:
- Vídeos
Capacitação com as Comissões Locais
- Objetivo: capacitar as comissões locais para realização de Fóruns de Desenvolvimento Institucional nos respectivos câmpus;
- Quando: 18 de outubro de 2017
- Onde: Auditório Câmpus São Paulo
- Público: multiplicadores das comissões locais de elaboração do PDI;
- Ação: realização de orientações e oficinas sobre o desenvolvimento das atividades de elaboração do Perfil Institucional e realização dos Fóruns de Desenvolvimento Institucional
Fóruns de Desenvolvimento Institucional (por câmpus)
Conferência de Desenvolvimento Institucional
Revisão do PPI e dos demais capítulos do PDI
Capacitação das Comissões Locais sobre as Diretrizes de Oferta de Cursos e Vagas
Aprovação no Conselho Superiror

I Seminário de Desenvolvimento Institucional
Conferência de Desenvolvimento Institucional
AUDIÊNCIA PÚBLICA FINAL

Dúvidas, informações, sugestões ou outros encaminhamentos:
Telefone (16) 98112-0036.
E-mail´s das Comissões de Elaboração do PDI 2019-2023 - Baixar

Como posso participar da elaboração do PDI?
Você pode participar das discussões realizadas no seu câmpus e na reitoria, nos Fóruns de Desenvolvimento Institucional, respondendo as pesquisas que estarão disponível no site ou mandando suas sugestões e perguntas para
O que é obrigatório em um PDI?
Segundo o Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, art.16, o plano de desenvolvimento institucional deverá conter, pelo menos, os seguintes elementos:
- missão, objetivos e metas da instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso;
- projeto pedagógico da instituição;
- cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos;
- organização didático-pedagógica da instituição;
- perfil do corpo docente;
- organização administrativa da instituição;
- infra-estrutura física e instalações acadêmicas;
- oferta de educação a distância, sua abrangência e pólos de apoio presencial;
- oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; e
- demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.
O que é o Projeto Pedagógico Institucional (PPI)?
É um instrumento teórico-metodológico que define a política educacional para a Instituição, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos. O PPI faz parte do PDI, previsto no art. 16, II, do
Decreto nº 5.773/2006.
O conteúdo do PPI abrange: a) a apresentação, b) o histórico da IES, c) o cenário e concepções atuais contemplando entre outros assuntos a educação, a sociedade, os desafios, as metodologias e compromisso da IES, d) o perfil do docente, e) o perfil do egresso, f) as políticas e diretrizes da IES e a g) bibliografia.
A construção do PPI é obrigatória pela Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. O Decreto n.º 5.773, de 09 de Maio de 2006, criou a articulação entre o PPI e o PDI, visto ser o PPI um dos elementos do próprio PDI. Estes instrumentos, estão diretamente associados com as avaliações de cursos e processos de reconhecimento e credenciamento. Pode-se dizer que o PPI é um documento central que estabelece as políticas para tornar o acadêmico fiel à filosofia da IES. Enquanto que o PDI é instrumento de “alavancagem” institucional que deve estabelecer as ações para dar cumprimento às políticas expressas no PPI.
Quais serão as Comissões Temáticas?
- Perfil Institucional ( Histórico; Missão; Visão; Valores; Objetivos; Indicadores e Metas)
- Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Cronograma de Implantação e Desenvolvimento da Instituição e dos Cursos;
- Gestão de Pessoas - Perfil dos Servidores;
- Organização administrativa;
- Políticas de atendimento aos discentes;
- Infraestrutura;
- Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional;
- Aspectos Financeiros e Orçamentários
- Comunicação Institucional;
- PDTI
- Governança, Compliance e Gestão de Riscos
PDI 2014-2018/Versão Final - Download
Resolução n. 162/2017 - Aprova a revisão do PDI 2014/2018
A Comissão Permanente do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018, criada através da Portaria nº 5.540, de 16 de outubro de 2014, tem como premissas:
- Acompanhar o processo de implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP no quadriênio 2014/2018, nos câmpus e reitoria;
- Orientar e monitorar ações, eventos e etapas gerais deste PDI;
- Analisar o processo vigente, retornando resultados que norteiem mudanças que se façam necessárias durante o processo.
Presidente: Professor João Roberto Moro
Vice-presidência: Simone Maria Magalhães - PRX
Secretário: Rafael Inácio Sousa Martins
Contato:
E-maill:
Também poderão ser endereçados documentos e solicitações aos cuidados da CPPDI, através do Gabinete da Reitoria.
Composição da Comissão Permanente do PDI (Tipo pdf, tamanho 90,3KB)
Documentos relacionados ao PDI 2014-2018:
COMUNICADOS
:: COMUNICADOS ::
CONVOCAÇÕES
:: CONVOCAÇÕES ::
MEMORANDOS
:: MEMORANDOS ::
- Implantação de cursos previstos do Câmpus São Paulo
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- Informações atualizadas dos câmpus plenos e avançados
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- Resposta à solicitação de auditoria 201601465/09
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- Correção nas planilhas em acordo com os balizadores legais
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- Ampliação do quadro funcional do Câmpus Votuporanga.
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- Solicita decisão sobre substitição de servidora
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- Informações atualizadas dos balizadores
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- Informações atualizadas dos balizadores
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- Informações atualizadas à respeito das propostas de cursos 2015
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- Informações atualizadas à respeito das propostas de cursos 2015
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- Formação das Comissões locais do PDI
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DIVERSOS
:: DOCUMENTOS RECEBIDOS::
PORTARIAS
:: Portarias CPPDI ::
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Designa servidores a constituírem a Comissão Permanente do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP
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:: Portarias Comissões locais ::
Redes Sociais